A DECISÃO DE DESENVOLVER UM PROJETO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA NO MARANHÃO E OS INDICADORES DE QUALIDADE A PARTIR DO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC), JUSTIFICA-SE PELA RELEVÂNCIA, PERTINÊNCIA E ATUALIDADE DE SUA DISCUSSÃO NO CENÁRIO NACIONAL E LOCAL. O ESTUDO SE CONFIGURA COMO UM ESFORÇO EM CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO SOBRE A EXPANSÃO DOS CURSOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO NOSSO ESTADO. O OBJETIVO DO PROJETO É ANALISAR A QUALIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO MARANHÃO, NO PERÍODO PÓS-SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES), OBSERVADOS OS ASPECTOS DA QUALIDADE DESSES CURSOS A PARTIR DO CPC. COMPREENDE-SE QUE A AVALIAÇÃO QUANDO EXECUTADA DE FORMA DINÂMICA PODE SER UTILIZADA COMO REFERENCIAL PARA AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, BUSCAREM O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE FORMA, QUE À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA SEJA DE QUALIDADE SOCIAL. O RECORTE DE PESQUISA FOI DE PESQUISAR SOMENTE OS CURSOS DE LICENCIATURA OFERTADOS NO MARANHÃO.