O ARTIGO DISCUTE FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ FERNANDES MACHADO, DISSERTANDO SOBRE A NECESSIDADE DE O ENSINO SER PAUTADO NA REALIDADE DOS ESTUDANTES, NAS SUAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS ENQUANTO SERES SOCIAIS, SABERES OS QUAIS POSSUEM CARÁTER POTENCIAL DE ATUAÇÃO ENQUANTO BASE PARA DISCUSSÕES SOCIOLÓGICAS EM SALA. O TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO ENQUANTO BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO, PESQUISA QUANTITATIVA E DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA ESCOLA, VISA FAZER USO DO POTENCIAL PRESENTE NAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS PARA RESSIGNIFICAR PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA E O PRÓPRIO ENSINO PÚBLICO. COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA DE PAULO FREIRE E DE CULTURA POPULAR DE MICHEL DE CERTEAU AO DISCUTI-LOS ENQUANTO COMPLEMENTARES, O TRABALHO APRESENTA COMO RESULTADOS A COMPREENSÃO DA CULTURA DOS ESTUDANTES E DA SUA EXPERIÊNCIA COM MEIOS DIGITAIS. ESSES ASPECTOS SÃO APRESENTADOS COMO COMBUSTÍVEL PARA ATIVIDADES PROPOSTAS EM AULAS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE TRABALHO FINAL DE UNIDADE PENSADOS/DISCUTIDOS COM OS ESTUDANTES E A PARTIR DELES.