Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO: A UTILIZAÇÃO DO LUGAR SOCIAL E DA REALIDADE DOS ESTUDANTES COMO BASE PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, CULTURA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62530
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5809
    "inscrito_id" => 15083
    "titulo" => "RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO: A UTILIZAÇÃO DO LUGAR SOCIAL E DA REALIDADE DOS ESTUDANTES COMO BASE PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O ARTIGO DISCUTE FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ FERNANDES MACHADO, DISSERTANDO SOBRE A NECESSIDADE DE O ENSINO SER PAUTADO NA REALIDADE DOS ESTUDANTES, NAS SUAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS ENQUANTO SERES SOCIAIS, SABERES OS QUAIS POSSUEM CARÁTER POTENCIAL DE ATUAÇÃO ENQUANTO BASE PARA DISCUSSÕES SOCIOLÓGICAS EM SALA. O TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO ENQUANTO BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO, PESQUISA QUANTITATIVA E DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA ESCOLA, VISA FAZER USO DO POTENCIAL PRESENTE NAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS PARA RESSIGNIFICAR PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA E O PRÓPRIO ENSINO PÚBLICO. COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA DE PAULO FREIRE E DE CULTURA POPULAR DE MICHEL DE CERTEAU AO DISCUTI-LOS ENQUANTO COMPLEMENTARES, O TRABALHO APRESENTA COMO RESULTADOS A COMPREENSÃO DA CULTURA DOS ESTUDANTES E DA SUA EXPERIÊNCIA COM MEIOS DIGITAIS. ESSES ASPECTOS SÃO APRESENTADOS COMO COMBUSTÍVEL PARA ATIVIDADES PROPOSTAS EM AULAS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE TRABALHO FINAL DE UNIDADE PENSADOS/DISCUTIDOS COM OS ESTUDANTES E A PARTIR DELES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, CULTURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID15083_03102019221803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA YOLANDA DE CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA YOLANDA"
    "autor_email" => "natalia_yolanda@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62530
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5809
    "inscrito_id" => 15083
    "titulo" => "RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO: A UTILIZAÇÃO DO LUGAR SOCIAL E DA REALIDADE DOS ESTUDANTES COMO BASE PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O ARTIGO DISCUTE FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ FERNANDES MACHADO, DISSERTANDO SOBRE A NECESSIDADE DE O ENSINO SER PAUTADO NA REALIDADE DOS ESTUDANTES, NAS SUAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS ENQUANTO SERES SOCIAIS, SABERES OS QUAIS POSSUEM CARÁTER POTENCIAL DE ATUAÇÃO ENQUANTO BASE PARA DISCUSSÕES SOCIOLÓGICAS EM SALA. O TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO ENQUANTO BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO, PESQUISA QUANTITATIVA E DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA ESCOLA, VISA FAZER USO DO POTENCIAL PRESENTE NAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS PARA RESSIGNIFICAR PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA E O PRÓPRIO ENSINO PÚBLICO. COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA DE PAULO FREIRE E DE CULTURA POPULAR DE MICHEL DE CERTEAU AO DISCUTI-LOS ENQUANTO COMPLEMENTARES, O TRABALHO APRESENTA COMO RESULTADOS A COMPREENSÃO DA CULTURA DOS ESTUDANTES E DA SUA EXPERIÊNCIA COM MEIOS DIGITAIS. ESSES ASPECTOS SÃO APRESENTADOS COMO COMBUSTÍVEL PARA ATIVIDADES PROPOSTAS EM AULAS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE TRABALHO FINAL DE UNIDADE PENSADOS/DISCUTIDOS COM OS ESTUDANTES E A PARTIR DELES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, CULTURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID15083_03102019221803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA YOLANDA DE CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA YOLANDA"
    "autor_email" => "natalia_yolanda@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ARTIGO DISCUTE FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ FERNANDES MACHADO, DISSERTANDO SOBRE A NECESSIDADE DE O ENSINO SER PAUTADO NA REALIDADE DOS ESTUDANTES, NAS SUAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS ENQUANTO SERES SOCIAIS, SABERES OS QUAIS POSSUEM CARÁTER POTENCIAL DE ATUAÇÃO ENQUANTO BASE PARA DISCUSSÕES SOCIOLÓGICAS EM SALA. O TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO ENQUANTO BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO, PESQUISA QUANTITATIVA E DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA ESCOLA, VISA FAZER USO DO POTENCIAL PRESENTE NAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS PARA RESSIGNIFICAR PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA E O PRÓPRIO ENSINO PÚBLICO. COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA DE PAULO FREIRE E DE CULTURA POPULAR DE MICHEL DE CERTEAU AO DISCUTI-LOS ENQUANTO COMPLEMENTARES, O TRABALHO APRESENTA COMO RESULTADOS A COMPREENSÃO DA CULTURA DOS ESTUDANTES E DA SUA EXPERIÊNCIA COM MEIOS DIGITAIS. ESSES ASPECTOS SÃO APRESENTADOS COMO COMBUSTÍVEL PARA ATIVIDADES PROPOSTAS EM AULAS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE TRABALHO FINAL DE UNIDADE PENSADOS/DISCUTIDOS COM OS ESTUDANTES E A PARTIR DELES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.