Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: LETRAMENTO, CELULAR, WHATSAPP. Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61171
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 678
    "inscrito_id" => 4420
    "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A PÓS-MODERNIDADE ABRE ESPAÇO PARA PENSARMOS EM SUJEITOS CADA VEZ MAIS CONECTADOS, E POR CONSEGUINTE, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO REQUEREM UM NOVO MODELO DE ENSINO. NESSE SENTIDO, NÃO CABE MAIS NESSE CENÁRIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, APENAS AQUELE MODELO DE AULAS A QUE ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS, EM QUE FIGURAVAM COMO PROTAGONISTAS DO LETRAMENTO O MODELO CANÔNICO DE TEXTOS MUITAS VEZES CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO. EM CONTRAPARTIDA, A TECNOLOGIA TROUXE AO CONTEXTO ESCOLAR NOVOS MODELOS DE TEXTOS – OS TEXTOS MULTIMODAIS OU MULTISSEMIÓTICOS- EXIGINDO-SE DOS SUJEITOS NOVAS FORMAS   DE LETRAMENTO. NO ENTANTO, SABEMOS DA DIFICULDADE QUE ENFRENTAMOS EM SALA DE AULA, AO TENTARMOS DISPUTAR TERRITÓRIO COM O CELULAR, OBJETO QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DE NOSSOS ALUNOS. TENDO EM VISTA ESSA REALIDADE, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO, TENDO COMO FERRAMENTA O APLICATIVO WHATSAPP. ACREDITAMOS SER DE SUMA IMPORTÂNCIA INSERIR ESSE TIPO DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA, COMO FORMA DE PREPARAR O DISCENTE COM PROPOSTAS MAIS CONTEMPORÂNEAS DE APRENDIZAGEM, QUE ENVOLVAM A LEITURA E A ESCRITA. USAREMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO NOSSO TRABALHO, OFICINAS ENVOLVENDO OS TEXTOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS E OUTROS QUE SERÃO COMPARTILHADOS NO GRUPO QUE SERÁ CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESSE FIM. AS ATIVIDADES   PROPOSTAS CONTEMPLARÃO A ESCRITA, A LEITURA E A ORALIDADE. NOSSO TRABALHO SERÁ ANCORADO NOS PRESSUPOSTOS DE BAKTIN (2011), MARCUSCHI (2008), MAINGUENEAU (2015), KOCH (2006), DENTRE OUTROS. ESPERAMOS COM ESSE TRABALHO, FOMENTAR O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA,ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS QUAIS FAREMOS   UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA COM O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS, UTILIZANDO-AS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CELULAR, WHATSAPP."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4420_25072019201947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO"
    "autor_email" => "mdfatimacamilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61171
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 678
    "inscrito_id" => 4420
    "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A PÓS-MODERNIDADE ABRE ESPAÇO PARA PENSARMOS EM SUJEITOS CADA VEZ MAIS CONECTADOS, E POR CONSEGUINTE, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO REQUEREM UM NOVO MODELO DE ENSINO. NESSE SENTIDO, NÃO CABE MAIS NESSE CENÁRIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, APENAS AQUELE MODELO DE AULAS A QUE ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS, EM QUE FIGURAVAM COMO PROTAGONISTAS DO LETRAMENTO O MODELO CANÔNICO DE TEXTOS MUITAS VEZES CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO. EM CONTRAPARTIDA, A TECNOLOGIA TROUXE AO CONTEXTO ESCOLAR NOVOS MODELOS DE TEXTOS – OS TEXTOS MULTIMODAIS OU MULTISSEMIÓTICOS- EXIGINDO-SE DOS SUJEITOS NOVAS FORMAS   DE LETRAMENTO. NO ENTANTO, SABEMOS DA DIFICULDADE QUE ENFRENTAMOS EM SALA DE AULA, AO TENTARMOS DISPUTAR TERRITÓRIO COM O CELULAR, OBJETO QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DE NOSSOS ALUNOS. TENDO EM VISTA ESSA REALIDADE, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO, TENDO COMO FERRAMENTA O APLICATIVO WHATSAPP. ACREDITAMOS SER DE SUMA IMPORTÂNCIA INSERIR ESSE TIPO DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA, COMO FORMA DE PREPARAR O DISCENTE COM PROPOSTAS MAIS CONTEMPORÂNEAS DE APRENDIZAGEM, QUE ENVOLVAM A LEITURA E A ESCRITA. USAREMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO NOSSO TRABALHO, OFICINAS ENVOLVENDO OS TEXTOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS E OUTROS QUE SERÃO COMPARTILHADOS NO GRUPO QUE SERÁ CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESSE FIM. AS ATIVIDADES   PROPOSTAS CONTEMPLARÃO A ESCRITA, A LEITURA E A ORALIDADE. NOSSO TRABALHO SERÁ ANCORADO NOS PRESSUPOSTOS DE BAKTIN (2011), MARCUSCHI (2008), MAINGUENEAU (2015), KOCH (2006), DENTRE OUTROS. ESPERAMOS COM ESSE TRABALHO, FOMENTAR O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA,ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS QUAIS FAREMOS   UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA COM O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS, UTILIZANDO-AS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CELULAR, WHATSAPP."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4420_25072019201947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO"
    "autor_email" => "mdfatimacamilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PÓS-MODERNIDADE ABRE ESPAÇO PARA PENSARMOS EM SUJEITOS CADA VEZ MAIS CONECTADOS, E POR CONSEGUINTE, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO REQUEREM UM NOVO MODELO DE ENSINO. NESSE SENTIDO, NÃO CABE MAIS NESSE CENÁRIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, APENAS AQUELE MODELO DE AULAS A QUE ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS, EM QUE FIGURAVAM COMO PROTAGONISTAS DO LETRAMENTO O MODELO CANÔNICO DE TEXTOS MUITAS VEZES CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO. EM CONTRAPARTIDA, A TECNOLOGIA TROUXE AO CONTEXTO ESCOLAR NOVOS MODELOS DE TEXTOS – OS TEXTOS MULTIMODAIS OU MULTISSEMIÓTICOS- EXIGINDO-SE DOS SUJEITOS NOVAS FORMAS DE LETRAMENTO. NO ENTANTO, SABEMOS DA DIFICULDADE QUE ENFRENTAMOS EM SALA DE AULA, AO TENTARMOS DISPUTAR TERRITÓRIO COM O CELULAR, OBJETO QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DE NOSSOS ALUNOS. TENDO EM VISTA ESSA REALIDADE, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO, TENDO COMO FERRAMENTA O APLICATIVO WHATSAPP. ACREDITAMOS SER DE SUMA IMPORTÂNCIA INSERIR ESSE TIPO DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA, COMO FORMA DE PREPARAR O DISCENTE COM PROPOSTAS MAIS CONTEMPORÂNEAS DE APRENDIZAGEM, QUE ENVOLVAM A LEITURA E A ESCRITA. USAREMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO NOSSO TRABALHO, OFICINAS ENVOLVENDO OS TEXTOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS E OUTROS QUE SERÃO COMPARTILHADOS NO GRUPO QUE SERÁ CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESSE FIM. AS ATIVIDADES PROPOSTAS CONTEMPLARÃO A ESCRITA, A LEITURA E A ORALIDADE. NOSSO TRABALHO SERÁ ANCORADO NOS PRESSUPOSTOS DE BAKTIN (2011), MARCUSCHI (2008), MAINGUENEAU (2015), KOCH (2006), DENTRE OUTROS. ESPERAMOS COM ESSE TRABALHO, FOMENTAR O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA,ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS QUAIS FAREMOS UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA COM O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS, UTILIZANDO-AS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.