O ESTÁGIO DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA SE FAZ DE GRANDE IMPORTÂNCIA, TENDO EM VISTA QUE NELE É POSSÍVEL CONHECER, PRATICAR E APRENDER O SER PROFESSOR. DESSA FORMA, OBJETIVAMOS DEMONSTRAR AS POTENCIALIDADES DE UMA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA QUE PERMITA AO PROFESSOR DE GEOGRAFIA ARTICULAR NOVAS ABORDAGENS EM PROL DA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS GEOGRÁFICAS DINÂMICAS E CONTEXTUALIZADAS. O TEMA LIGA-SE A EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS DURANTE O COMPONENTE DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), QUE PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO APLICATIVO DIDÁTICO (PAD) QUE ARTICULA CONHECIMENTO GEOGRÁFICO A METODOLOGIAS DIFERENCIADAS EM SALA DE AULA, COMO O USO DE TELEJORNAL, TEATRO E FILME. A METODOLOGIA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS, SENDO ELES: I) PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; II) ELABORAÇÃO DO PAD PELOS ESTAGIÁRIOS; III) SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES POR MEIO DE SEMINÁRIOS. POR MEIO DESSA PESQUISA EVIDENCIAMOS QUE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO EM ARTICULAÇÃO COM AS REPRESENTAÇÕES TEATRAL E CÊNICA (SEJA FICCIONAL OU JORNALÍSTICA) POSSIBILITAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA AOS EDUCANDOS, TENDO EM VISTA QUE CAMINHAM NO SENTIDO INVERSO A UM ENSINO TRADICIONAL. TAL ABORDAGEM VALORIZA A ATUAÇÃO DO ALUNO E PERMITE QUE O PROFESSOR OPERE NA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DINÂMICO E ESTIMULANTE, FIRMANDO A EDUCAÇÃO SOBRE O ASPECTO INTERDISCIPLINAR, QUE VALORIZA AS ARTES E AS DIFERENTES FORMAS DE FAZER E CONSTRUIR OS SABERES GEOGRÁFICOS.