NESTE ARTIGO REALIZAMOS UMA INVESTIGAÇÃO CUJO O OBJETIVO É REFLETIR SOBRE A ABORDAGEM PRÁTICA DO CONCEITO DE INÉRCIA DURANTES AS AULAS DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA. UM CAMINHO POSSÍVEL PARA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES É A PRÁTICA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (TAS), QUE FOI FORMALIZADA E EXPLICADA A PARTIR DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DESTA PRÁTICA, ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCOU ANALISAR SE OS DISCENTES COMPREENDEM DE FORMA SIGNIFICATIVA O CONCEITO DE INÉRCIA. PARA REALIZAR ESTA INVESTIGAÇÃO, UTILIZAMOS A METODOLOGIA QUALITATIVA APOIADA EM UM QUESTIONÁRIO ONDE OS SUJEITOS RESPONDERAM PERGUNTAS OBJETIVAS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TODOS DISCENTES DEMONSTRARAM INTERESSE PELAS AULAS PAUTADAS EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS E QUE ESSA PRÁTICA AUXILIA NA APRENDIZAGEM E QUE A MESMA DEVERIA SER REALIZADA POR TODOS OS DOCENTES. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE OS ALUNOS MANIFESTAM UMA BOA ACEITAÇÃO EM APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA PRÁTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS QUE EXPLORAM MOMENTO DE INÉRCIA E QUE EXISTE UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE A FACILIDADE DE APRENDIZADO E AS AULAS A PARTIR DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS, MODIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA AÇÃO DOCENTE.