Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES

Palavra-chaves: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62183
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4486
    "inscrito_id" => 6499
    "titulo" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES"
    "resumo" => "A ESCOLA, DENTRE SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES, TEM O PAPEL DA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.NO ENSINO DE MATEMÁTICA, ESSAS MODIFICAÇÕES TAMBÉM SE FAZEM NECESSÁRIO, O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA CIENTÍFICA, PRECISA SER TRANSFORMADO NO CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ESCOLAR. A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO O PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU VEM OCORRENDO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FEDERAL NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE, ALÉM DE IDENTIFICAR PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ADOTAM PARA TRANSFORMAR O CONTEÚDO DAS FUNÇÕES ELEMENTARES NO CONHECIMENTO EM OBJETO DE ENSINO. FOI REALIZADO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE DISCUTEM A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ALÉM DE INVESTIGAR COM PROFESSORES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, SENDO UTILIZADOS MECANISMOS DE GRAVAÇÃO DAS AULAS E CATEGORIZAÇÃO DAS QUESTÕES RELACIONADAS DE ACORDO COM O REFERENCIAL TEÓRICO. APÓS A TRANSCRIÇÃO DAS AULAS E ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO, CONSTATOU-SE QUE É DIFÍCIL AO PROFESSOR SE DESTITUIR DO QUE LHE É MAIS CARO, O DOMÍNIO DO CONHECIMENTO. É NECESSÁRIA A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL QUANTO AOS EFEITOS PERVERSOS DE UM CONTRATO CONSOLIDADO, PARA QUE POSSA ROMPER COM CLÁUSULAS QUE DIFICULTAM A APREENSÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PELOS ESTUDANTES. IDENTIFICOU-SE ALGUNS EFEITOS DIDÁTICOS, PORÉM REITERAMOS QUE É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES DE MATEMÁTICA POSSAM DIALOGAR COM ESSA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ENTENDER OS EFEITOS PRODUZIDOS E ESTABELECER PROCESSOS DE MELHORIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID6499_26092019175855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA ARAUJO SALES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SALES"
    "autor_email" => "vaninhasales10@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS CRATEÚS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62183
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4486
    "inscrito_id" => 6499
    "titulo" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES"
    "resumo" => "A ESCOLA, DENTRE SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES, TEM O PAPEL DA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.NO ENSINO DE MATEMÁTICA, ESSAS MODIFICAÇÕES TAMBÉM SE FAZEM NECESSÁRIO, O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA CIENTÍFICA, PRECISA SER TRANSFORMADO NO CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ESCOLAR. A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO O PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU VEM OCORRENDO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FEDERAL NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE, ALÉM DE IDENTIFICAR PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ADOTAM PARA TRANSFORMAR O CONTEÚDO DAS FUNÇÕES ELEMENTARES NO CONHECIMENTO EM OBJETO DE ENSINO. FOI REALIZADO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE DISCUTEM A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ALÉM DE INVESTIGAR COM PROFESSORES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, SENDO UTILIZADOS MECANISMOS DE GRAVAÇÃO DAS AULAS E CATEGORIZAÇÃO DAS QUESTÕES RELACIONADAS DE ACORDO COM O REFERENCIAL TEÓRICO. APÓS A TRANSCRIÇÃO DAS AULAS E ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO, CONSTATOU-SE QUE É DIFÍCIL AO PROFESSOR SE DESTITUIR DO QUE LHE É MAIS CARO, O DOMÍNIO DO CONHECIMENTO. É NECESSÁRIA A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL QUANTO AOS EFEITOS PERVERSOS DE UM CONTRATO CONSOLIDADO, PARA QUE POSSA ROMPER COM CLÁUSULAS QUE DIFICULTAM A APREENSÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PELOS ESTUDANTES. IDENTIFICOU-SE ALGUNS EFEITOS DIDÁTICOS, PORÉM REITERAMOS QUE É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES DE MATEMÁTICA POSSAM DIALOGAR COM ESSA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ENTENDER OS EFEITOS PRODUZIDOS E ESTABELECER PROCESSOS DE MELHORIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID6499_26092019175855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA ARAUJO SALES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SALES"
    "autor_email" => "vaninhasales10@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS CRATEÚS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A ESCOLA, DENTRE SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES, TEM O PAPEL DA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.NO ENSINO DE MATEMÁTICA, ESSAS MODIFICAÇÕES TAMBÉM SE FAZEM NECESSÁRIO, O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA CIENTÍFICA, PRECISA SER TRANSFORMADO NO CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ESCOLAR. A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO O PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU VEM OCORRENDO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FEDERAL NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE, ALÉM DE IDENTIFICAR PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ADOTAM PARA TRANSFORMAR O CONTEÚDO DAS FUNÇÕES ELEMENTARES NO CONHECIMENTO EM OBJETO DE ENSINO. FOI REALIZADO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE DISCUTEM A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ALÉM DE INVESTIGAR COM PROFESSORES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, SENDO UTILIZADOS MECANISMOS DE GRAVAÇÃO DAS AULAS E CATEGORIZAÇÃO DAS QUESTÕES RELACIONADAS DE ACORDO COM O REFERENCIAL TEÓRICO. APÓS A TRANSCRIÇÃO DAS AULAS E ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO, CONSTATOU-SE QUE É DIFÍCIL AO PROFESSOR SE DESTITUIR DO QUE LHE É MAIS CARO, O DOMÍNIO DO CONHECIMENTO. É NECESSÁRIA A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL QUANTO AOS EFEITOS PERVERSOS DE UM CONTRATO CONSOLIDADO, PARA QUE POSSA ROMPER COM CLÁUSULAS QUE DIFICULTAM A APREENSÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PELOS ESTUDANTES. IDENTIFICOU-SE ALGUNS EFEITOS DIDÁTICOS, PORÉM REITERAMOS QUE É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES DE MATEMÁTICA POSSAM DIALOGAR COM ESSA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ENTENDER OS EFEITOS PRODUZIDOS E ESTABELECER PROCESSOS DE MELHORIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.