A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS NECESSITA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS CONCRETAS SUBSIDIADAS POR RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS. ASSIM FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR REALIZE FORMAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS CONSTANTES. A ESTE RESPEITO O ESTUDO INVESTIGOU DE QUE FORMA O PROFESSOR DESENVOLVE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PORTO VELHO NA AMAZÔNIA RONDONIENSE. A METODOLOGIA APLICADA FOI PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA COM COLETA DE DADOS DE CAMPO POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS COM CINCO DOCENTES QUE ATUAM EM CLASSE DOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA PÚBLICA. OS DADOS REVELAM QUE OS DOCENTES UTILIZAM RECURSOS PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PORÉM DE FORMA INCIPIENTE TENDO O LIVRO DIDÁTICO COMO A BASE DE REFERÊNCIA TEÓRICA. DESTA FORMA, O ENSINO PRECISA TER RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS COM A VIDA PRÁTICA DOS EDUCANDOS PARA A CONSTRUÇÃO AUTÔNOMA DA APRENDIZAGEM. O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PRECISA POSSIBILITAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA, SOLIDÁRIA, RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL E AMBIENTAL LOCAL DE FORMA QUE POSSIBILITE A QUALIDADE DO ENSINO E MELHORIA DE VIDA.