Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO MÉDIO REGULAR

Palavra-chaves: INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, PRÁTICAS EDUCATIVAS Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62143
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2954
    "inscrito_id" => 2136
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO MÉDIO REGULAR"
    "resumo" => "O ESTABELECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS REDES REGULARES DE ENSINO PROMOVEU UMA REESTRUTURAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. AMPARADA POR DIFERENTES LEIS, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE GARANTIR ACESSIBILIDADE, SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E MATERIAIS ADAPTADOS. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, EM ESPECIAL ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO MÉDIO AINDA É UM DESAFIO. O TEA APRESENTA DÉFICITS NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL, ALÉM DE PADRÕES REPETITIVOS E RESTRITOS. O PRESENTE ARTIGO RETRATA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADOTADAS PELO NAPNE (NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS) PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS. TAIS PRÁTICAS OBJETIVAM A INCLUSÃO DESSES ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA FRENTE ÀS QUESTÕES ESCOLARES. PARA A CONCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DESSAS PRÁTICAS, O TRABALHO BASEIA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. ESSAS AÇÕES EDUCATIVAS BUSCAM GARANTIR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SENDO BENÉFICA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS. PARA QUE HAJA SUCESSO NESSE PROCESSO É PRECISO UMA PARCERIA ENTRE PROFISSIONAIS DO NAPNE, PROFESSORES, FAMÍLIA, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA TURMA. COM ESSA FINALIDADE, AS SEGUINTES PRÁTICAS SÃO ADOTADAS: ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS PARA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO SEMANAIS, AÇÕES VOLTADAS PARA OS FAMILIARES, COLEGAS DE TURMA E PROFESSORES, ALÉM DE PRÁTICAS VISANDO O DESENVOLVIMENTO E AMPLIAÇÃO DE SEU REPERTÓRIO SOCIAL. O AEE E O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE FAMILIARES E COMUNIDADE ESCOLAR SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM EFETIVA DOS ALUNOS COM TEA, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM OUTROS CONTEXTOS RELACIONAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID2136_05092019102539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATASHA CONCEIÇÃO GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "NATASHA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhonatasha@hotmail.c"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62143
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2954
    "inscrito_id" => 2136
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO MÉDIO REGULAR"
    "resumo" => "O ESTABELECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS REDES REGULARES DE ENSINO PROMOVEU UMA REESTRUTURAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. AMPARADA POR DIFERENTES LEIS, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE GARANTIR ACESSIBILIDADE, SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E MATERIAIS ADAPTADOS. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, EM ESPECIAL ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO MÉDIO AINDA É UM DESAFIO. O TEA APRESENTA DÉFICITS NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL, ALÉM DE PADRÕES REPETITIVOS E RESTRITOS. O PRESENTE ARTIGO RETRATA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADOTADAS PELO NAPNE (NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS) PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS. TAIS PRÁTICAS OBJETIVAM A INCLUSÃO DESSES ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA FRENTE ÀS QUESTÕES ESCOLARES. PARA A CONCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DESSAS PRÁTICAS, O TRABALHO BASEIA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. ESSAS AÇÕES EDUCATIVAS BUSCAM GARANTIR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SENDO BENÉFICA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS. PARA QUE HAJA SUCESSO NESSE PROCESSO É PRECISO UMA PARCERIA ENTRE PROFISSIONAIS DO NAPNE, PROFESSORES, FAMÍLIA, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA TURMA. COM ESSA FINALIDADE, AS SEGUINTES PRÁTICAS SÃO ADOTADAS: ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS PARA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO SEMANAIS, AÇÕES VOLTADAS PARA OS FAMILIARES, COLEGAS DE TURMA E PROFESSORES, ALÉM DE PRÁTICAS VISANDO O DESENVOLVIMENTO E AMPLIAÇÃO DE SEU REPERTÓRIO SOCIAL. O AEE E O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE FAMILIARES E COMUNIDADE ESCOLAR SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM EFETIVA DOS ALUNOS COM TEA, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM OUTROS CONTEXTOS RELACIONAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID2136_05092019102539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATASHA CONCEIÇÃO GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "NATASHA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhonatasha@hotmail.c"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTABELECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS REDES REGULARES DE ENSINO PROMOVEU UMA REESTRUTURAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. AMPARADA POR DIFERENTES LEIS, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE GARANTIR ACESSIBILIDADE, SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E MATERIAIS ADAPTADOS. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, EM ESPECIAL ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO MÉDIO AINDA É UM DESAFIO. O TEA APRESENTA DÉFICITS NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL, ALÉM DE PADRÕES REPETITIVOS E RESTRITOS. O PRESENTE ARTIGO RETRATA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADOTADAS PELO NAPNE (NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS) PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS. TAIS PRÁTICAS OBJETIVAM A INCLUSÃO DESSES ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA FRENTE ÀS QUESTÕES ESCOLARES. PARA A CONCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DESSAS PRÁTICAS, O TRABALHO BASEIA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. ESSAS AÇÕES EDUCATIVAS BUSCAM GARANTIR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SENDO BENÉFICA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS. PARA QUE HAJA SUCESSO NESSE PROCESSO É PRECISO UMA PARCERIA ENTRE PROFISSIONAIS DO NAPNE, PROFESSORES, FAMÍLIA, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA TURMA. COM ESSA FINALIDADE, AS SEGUINTES PRÁTICAS SÃO ADOTADAS: ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS PARA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO SEMANAIS, AÇÕES VOLTADAS PARA OS FAMILIARES, COLEGAS DE TURMA E PROFESSORES, ALÉM DE PRÁTICAS VISANDO O DESENVOLVIMENTO E AMPLIAÇÃO DE SEU REPERTÓRIO SOCIAL. O AEE E O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE FAMILIARES E COMUNIDADE ESCOLAR SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM EFETIVA DOS ALUNOS COM TEA, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM OUTROS CONTEXTOS RELACIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.