ESTE TRABALHO TEM OBJETIVO EXPLICITAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM AMBIENTE ESCOLAR ADVINDAS DAS ATIVIDADES DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO ÂMBITO DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA. COM BASE NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR-BA, BUSCA-SE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES APOIADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) E ESCOLA BÁSICA QUE OPORTUNIZE PRÁTICAS REFLEXIVAS POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE E COTIDIANO ESCOLARES. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS DA RESIDÊNCIA PROCURAMOS ENCONTRAR MEIOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS VOLTADOS PARA REFLEXÃO SOBRE AS NOSSAS AÇÕES QUE PUDESSEM CONTEMPLAR PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO ATENTAS À SINGULARIDADE DAQUELE ESPAÇO VIVENCIADO. PARA ISSO, FEZ-SE NECESSÁRIO DESENVOLVER ANÁLISES CRÍTICAS DE INTERESSE DA GEOGRAFIA, VISANDO TRATAR O ESPAÇO ESCOLAR COMO LUGAR DE CONVIVÊNCIA SOCIAL E CULTURAL, NO QUAL RELAÇÕES AFETIVAS DEVEM SER TRATADAS E PRESERVADAS PARA O ENTENDIMENTO E NOÇÕES DE FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES DE PERTENCIMENTO QUE ENVOLVEM ESSE ESPAÇO. DIANTE DAS ANÁLISES PROVENIENTES DA OBSERVAÇÃO DO UNIVERSO ESCOLAR, FOI ELABORADA A PROPOSTA “ESCOLA DO BEM, NOSSO ESPAÇO DE ESTUDO, APRENDIZAGEM E CONVIVÊNCIA SOCIAL”. A MOTIVAÇÃO, A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E O PLANEJAMENTO ELABORADO COM CUIDADO E PROPÓSITOS BEM DEFINIDOS FORAM FUNDAMENTAIS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DENTRO DA SALA DE AULA. A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU REFLEXÃO SOBRE ASPECTOS SOBRE DE COMO TORNAR O ENSINO GEOGRÁFICO MAIS PRESENTE AOS ALUNOS. AS VIVÊNCIAS SE TRADUZIRAM NO ENTENDIMENTO DE QUE OS EDUCANDOS SÃO OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS E INTERVENTORES DE SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS.