O TRABALHO AQUI APRESENTADO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FEITO POR ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, EM SUA EXPERIÊNCIA AO OBSERVAR A ROTINA DO PEDAGOGO EM SALA DE AULA. TAL VIVENCIA, FOI REALIZADA NA E.E.F BEATRIZ SANFORD FROTA, COM UMA PROFESSORA DO 5º ANO, NO MUNICÍPIO DE MERUOCA-CE. AQUI APRESENTAMOS UM RELATO REFERENTE ÀS NOSSAS OBSERVAÇÕES EM SALA, QUE SE INTITULA COMO “PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE”, NO QUAL FOI POSSÍVEL ANALISAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADA NAS AULAS, E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA DOCENTE PARA FACILITAR O APRENDIZADO DA TURMA E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM APRENDER. O GRANDE ESTÍMULO DAS AULAS ERA A PARTICIPAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE TODOS TINHAM INTERESSE EM SE EXPRESSAR DURANTE AS AULAS. A RELAÇÃO DE ALUNO PARA ALUNO TAMBÉM ERA BASTANTE UTILIZADA, POIS A DOCENTE ACREDITA NO INCENTIVO E INTERAÇÃO ENTRE A TURMA, QUE OS MESMOS PODEM SE AJUDAR E CONSTRUIR UMA BOA RELAÇÃO ENTRE SI. POR FIM, FALAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE ESSA OBSERVAÇÃO TROUXE PARA NOSSA FORMAÇÃO, NO SENTIDO DE UM OLHAR DIRETO E REFLEXIVO SOBRE TUDO AQUILO QUE APRENDEMOS NA TEORIA, E COMPREENDER, SOBRETUDO, A SENSAÇÃO DA “BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ”, VISTO QUE O RESULTADO FOI BASTANTE SATISFATÓRIO. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS APOIAMOS NAS IDÉIAS DE AUTORES COMO ALARCÃO (2011), BRANDÃO (1981) E FREIRE (1996), QUE ENRIQUECERAM NOSSOS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE SUAS OBRAS.