A EDUCAÇÃO BÁSICA ATUAL TEM SIDO ALVO DE INCONTÁVEIS CRÍTICAS POR ATER-SE A AULAS MERAMENTE TEÓRICAS, O QUE SE CONSTATA UMA NECESSIDADE DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS EDUCATIVOS POR MEIO DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. NOTAM-SE AINDA MAIS UMA DIFICULDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR TRATA-SE DE UMA DISCIPLINA COM ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE E ABSTRAÇÃO, A PARTIR DISTO AS ATIVIDADES PRÁTICAS TORNAM AS AULAS MAIS CATIVANTE E DINÂMICA O QUE TÊM SE TORNADO UMA FERRAMENTA DE EMINENTE COOPERAÇÃO,O QUE PROPICIAM AOS EDUCANDO VIVENCIEM O CONTEÚDO TRABALHADO NA TEÓRICA. DIANTE DISSO O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UM EXPERIMENTO SOBRE EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL, REALIZADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIAS, PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ , COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO CEEP- LICEU PARNAIBANO, REALIZADA EM SALA DE AULA, A FIM DE REVISAR CONTEÚDOS E PROPORCIONAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM SOBRE OS ASSUNTOS RELACIONADOS À BIOLOGIA CELULAR. NO DECORRER DE TODO O EXPERIMENTO OS DISCENTES EXTERNARAM UMA ABUNDANTE CURIOSIDADE E INTERESSE PELA ATIVIDADE, DEMONSTRANDO ENTUSIASMO E ATENÇÃO. A ATIVIDADE EFETUADA FEZ-SE BASTANTE VANTAJOSA, ONDE SE FOI CAPAZ DE VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO PARA PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE UM ASSUNTO QUE APRESENTAM UMA DIFÍCIL COMPREENSÃO QUANDO APLICADO EXCLUSIVAMENTE EM AULAS TEÓRICAS. COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL RETIFICA A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR.