O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, NO ENSINO DE GEOGRAFIA, ADEQUADAS A REALIDADE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. O TRABALHO, TAMBÉM, PRETENDE APESENTAR UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PRODUZIDA EM UMA OFICINA INTITULADA “MIGRAÇÃO E FOME” DESENVOLVIDA POR ALUNOS DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB, NA TURMA DE NUTRIÇÃO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ADÉLIA TEIXEIRA, LOCALIZADO NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA. FOI REALIZADO UMA PRODUÇÃO DE DADOS SOBRE O ENTENDIMENTO E AS IMPRESSÕES DOS ALUNOS A RESPEITO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA, O QUE FEZ PARTE DO PROCESSO METODOLÓGICO, JUNTAMENTE COM O RESPALDO BIBLIOGRÁFICO. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA RECORRENTE NECESSIDADE DA PRODUÇÃO DE NOVAS DIDÁTICAS QUE CONSIGAM AUXILIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TRADICIONAIS, DENTRO DE UM CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. A ATIVIDADE DE DIALOGAR O DEBATE SOBRE MIGRAÇÃO, DA GEOGRAFIA, COM O DEBATE DA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL DO ALUNOS, MOSTROU-SE BASTANTE SATISFATÓRIA NO QUE DIZ RESPEITO A MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SENDO POSSÍVEL CONCLUIR QUE ESSA RELAÇÃO PODE SER UM IMPORTANTE ALIADO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO.