O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA E A JUVENTUDE, VERIFICANDO OS DESAFIOS DESSA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO JOVEM. APRESENTA A PROBLEMÁTICA: COMO A PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA PROPICIA A FORMAÇÃO DO JOVEM A PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESPAÇO ESCOLAR? O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ PAUTADO NOS AUTORES: BEÁTON (2005), DAY (2001), GATTI (2014), NÓVOA (1992; 1995), IMBERNÓN (2002; 2010), TARDIF (2002), LARROSA (2006), SOUZA (2012), FREIRE (1997), ZEICHNER (1993), DAYRELL (1992; 2006), LEVI; SCHIMITT (1996), PAIS (1997), SACRISTÁN (1994), VEIGA (2013), VIGOTSKI (2003), ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE NATUREZA TEÓRICO-DESCRITIVA, COM OS RECURSOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NA ANÁLISE DO OBJETO DE ESTUDO ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES CONCEITUAIS DA PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO DO JOVEM. EVIDENCIA-SE QUE A PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA PODE RECONHECER O ALUNO COMO SUJEITO DA (RE) CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, O MESMO POSSUI UM ACÚMULO DE EXPERIÊNCIAS EM MÚLTIPLOS ESPAÇOS, ATRAVÉS DAS QUAIS ELABORA UMA CULTURA PRÓPRIA. ESTA PESQUISA APONTA QUE AS RELAÇÕES ENTRE A PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA E A FORMAÇÃO DO JOVEM SÃO PARTE DE UM IDEAL FORMATIVO, PRESSUPÕE QUE O SABER FORTALECE E LIBERTA, PROPORCIONANDO UMA FORMA DE SER E ESTAR NO MUNDO.