O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM SOBRE AS QUESTÕES RELATIVAS ÀS PRÁTICAS CURRICULARES IMPLANTADAS
NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ÂMBITO ESCOLAR EM GERAL, VISANDO A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES
PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA. NESTE ESTUDO, COMO OBJETIVO GERAL BUSCOU-SE ANALISAR COMO OS PROFESSORES
ESTÃO IMPLEMENTANDO SUAS PRÁTICAS CURRICULARES, A PARTIR DE SUAS INTENCIONALIDADES POSTAS À PRÁTICA
EDUCATIVA. UMA VEZ QUE AS PRÁTICAS CURRICULARES DEVEM NORTEAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIDADAS PELOS
PROFESSORES EM SUAS AÇÕES EDUCATIVAS DIÁRIAS. EMBASADOS A PARTIR DOS ESTUDOS TEÓRICOS, APRESENTA-SE UMA
DISCUSSÃO SOBRE DEFINIÇÕES ATRIBUÍDAS AO TERMO CURRÍCULO E, CONSEQUENTEMENTE, SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O
PROCESSO EDUCATIVO, BUSCANDO, AO LONGO DAS DISCUSSÕES, COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA CURRICULAR
E SISTEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL. A PESQUISA FUNDAMENTA -SE NAS ABORDAGENS
QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA. DESTE MODO, A PESQUISA TORNA-SE RELEVANTE PARA O INCENTIVO DE NOVOS ESTUDOS
EM TORNO DO CAMPO CONCEITUAL DO CURRÍCULO, VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS CURRICULARES, BEM COMO, PARA
COMPREENDER A INTERAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES E AÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS E ESTRUTURANTES
DA EDUCAÇÃO COTIDIANA NA ESCOLA.