Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PPRÁTICAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: AVANÇOS E IMPASSES NO FAZER PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: CURRÍCULO., DOCENTES., FAZER PEDAGÓGICO., PRÁTICAS CURRICULARES. Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62105
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4308
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => """
      PPRÁTICAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: \r\n
      AVANÇOS E IMPASSES NO FAZER PEDAGÓGICO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM SOBRE AS QUESTÕES RELATIVAS ÀS PRÁTICAS CURRICULARES IMPLANTADAS \r\n
      NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ÂMBITO ESCOLAR EM GERAL, VISANDO A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES \r\n
      PEDAGÓGICAS EM  SALA DE AULA. NESTE ESTUDO, COMO OBJETIVO GERAL BUSCOU-SE ANALISAR COMO OS PROFESSORES \r\n
      ESTÃO  IMPLEMENTANDO SUAS PRÁTICAS CURRICULARES, A PARTIR DE SUAS INTENCIONALIDADES POSTAS À PRÁTICA \r\n
      EDUCATIVA. UMA VEZ QUE AS PRÁTICAS CURRICULARES DEVEM NORTEAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIDADAS PELOS \r\n
      PROFESSORES  EM  SUAS  AÇÕES  EDUCATIVAS  DIÁRIAS.  EMBASADOS  A  PARTIR  DOS  ESTUDOS TEÓRICOS,  APRESENTA-SE  UMA \r\n
      DISCUSSÃO SOBRE DEFINIÇÕES ATRIBUÍDAS AO TERMO CURRÍCULO E, CONSEQUENTEMENTE, SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O \r\n
      PROCESSO EDUCATIVO, BUSCANDO, AO LONGO DAS DISCUSSÕES, COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA CURRICULAR \r\n
      E SISTEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL. A PESQUISA FUNDAMENTA -SE NAS ABORDAGENS \r\n
      QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA.  DESTE MODO, A PESQUISA TORNA-SE RELEVANTE PARA O INCENTIVO DE NOVOS ESTUDOS \r\n
      EM TORNO DO CAMPO CONCEITUAL DO CURRÍCULO, VOLTADAS PARA AS  PRÁTICAS CURRICULARES, BEM COMO, PARA \r\n
      COMPREENDER A INTERAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES E AÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS E ESTRUTURANTES \r\n
      DA EDUCAÇÃO COTIDIANA NA ESCOLA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO., DOCENTES., FAZER PEDAGÓGICO., PRÁTICAS CURRICULARES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID427_26092019145115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AGNELIA BRAZ ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "AGNELIA BRAZ"
    "autor_email" => "agneliabraz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG-PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62105
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4308
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => """
      PPRÁTICAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: \r\n
      AVANÇOS E IMPASSES NO FAZER PEDAGÓGICO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM SOBRE AS QUESTÕES RELATIVAS ÀS PRÁTICAS CURRICULARES IMPLANTADAS \r\n
      NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ÂMBITO ESCOLAR EM GERAL, VISANDO A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES \r\n
      PEDAGÓGICAS EM  SALA DE AULA. NESTE ESTUDO, COMO OBJETIVO GERAL BUSCOU-SE ANALISAR COMO OS PROFESSORES \r\n
      ESTÃO  IMPLEMENTANDO SUAS PRÁTICAS CURRICULARES, A PARTIR DE SUAS INTENCIONALIDADES POSTAS À PRÁTICA \r\n
      EDUCATIVA. UMA VEZ QUE AS PRÁTICAS CURRICULARES DEVEM NORTEAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIDADAS PELOS \r\n
      PROFESSORES  EM  SUAS  AÇÕES  EDUCATIVAS  DIÁRIAS.  EMBASADOS  A  PARTIR  DOS  ESTUDOS TEÓRICOS,  APRESENTA-SE  UMA \r\n
      DISCUSSÃO SOBRE DEFINIÇÕES ATRIBUÍDAS AO TERMO CURRÍCULO E, CONSEQUENTEMENTE, SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O \r\n
      PROCESSO EDUCATIVO, BUSCANDO, AO LONGO DAS DISCUSSÕES, COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA CURRICULAR \r\n
      E SISTEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL. A PESQUISA FUNDAMENTA -SE NAS ABORDAGENS \r\n
      QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA.  DESTE MODO, A PESQUISA TORNA-SE RELEVANTE PARA O INCENTIVO DE NOVOS ESTUDOS \r\n
      EM TORNO DO CAMPO CONCEITUAL DO CURRÍCULO, VOLTADAS PARA AS  PRÁTICAS CURRICULARES, BEM COMO, PARA \r\n
      COMPREENDER A INTERAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES E AÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS E ESTRUTURANTES \r\n
      DA EDUCAÇÃO COTIDIANA NA ESCOLA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO., DOCENTES., FAZER PEDAGÓGICO., PRÁTICAS CURRICULARES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID427_26092019145115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AGNELIA BRAZ ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "AGNELIA BRAZ"
    "autor_email" => "agneliabraz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG-PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM SOBRE AS QUESTÕES RELATIVAS ÀS PRÁTICAS CURRICULARES IMPLANTADAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ÂMBITO ESCOLAR EM GERAL, VISANDO A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA. NESTE ESTUDO, COMO OBJETIVO GERAL BUSCOU-SE ANALISAR COMO OS PROFESSORES ESTÃO IMPLEMENTANDO SUAS PRÁTICAS CURRICULARES, A PARTIR DE SUAS INTENCIONALIDADES POSTAS À PRÁTICA EDUCATIVA. UMA VEZ QUE AS PRÁTICAS CURRICULARES DEVEM NORTEAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIDADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS AÇÕES EDUCATIVAS DIÁRIAS. EMBASADOS A PARTIR DOS ESTUDOS TEÓRICOS, APRESENTA-SE UMA DISCUSSÃO SOBRE DEFINIÇÕES ATRIBUÍDAS AO TERMO CURRÍCULO E, CONSEQUENTEMENTE, SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO, BUSCANDO, AO LONGO DAS DISCUSSÕES, COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA CURRICULAR E SISTEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL. A PESQUISA FUNDAMENTA -SE NAS ABORDAGENS QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA. DESTE MODO, A PESQUISA TORNA-SE RELEVANTE PARA O INCENTIVO DE NOVOS ESTUDOS EM TORNO DO CAMPO CONCEITUAL DO CURRÍCULO, VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS CURRICULARES, BEM COMO, PARA COMPREENDER A INTERAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES E AÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS E ESTRUTURANTES DA EDUCAÇÃO COTIDIANA NA ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.