O PROFESSOR PRECISA ANALISAR E PENSAR SOBRE PRÁTICAS QUE FACILITEM O ENSINO E A APRENDIZAGEM. UM DESSES ENCAMINHAMENTOS PODEM SER OS ANIMES (ANIMAÇÕES JAPONESAS) QUE FAZEM PARTE DA INFÂNCIA DE MILHARES DE BRASILEIROS E TEM SE TORNADO BASTANTE POPULAR NOS ÚLTIMOS ANOS, OS QUAIS POSSIBILITARAM DIVERSAS DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS DE VARIAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, INCLUSIVE DA BIOLOGIA. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO ANIME "HATARAKU SAIBO (CELLS AT WORK!)" PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA. A FIM DISTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA QUE É CONSTRUÍDA A PARTIR DA RELAÇÃO DO OBJETO ESTUDADO E OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS, TENTO BASE AS EXPERIENCIAS E A CRIATIVIDADE DO PESQUISADOR. ASSIM, FORAM SELECIONADOS DOIS ELEMENTOS PRESENTES NA ANIMAÇÃO: (1) OS PERSONAGENS PRINCIPAIS E SUAS FUNÇÕES NO SISTEMA IMUNOLÓGICO E (2) CONTEXTO DOS EPISÓDIOS E SUA RELAÇÃO COM A IMUNOLOGIA. CONCLUI-SE QUE O PRINCIPAL POTENCIAL PEDAGÓGICO DO ANIME SE DÁ POR CONTA DA LINGUAGEM SIMPLES, DINÂMICA, OBRIGATORIAMENTE FÁCIL E ACESSÍVEL, ESTIMULANDO ASSIM A CARTASE (QUEDA DO ESTRESSE POR PARTE DO LEITOR) E FORMANDO UMA FORTE LIGAÇÃO COM O COGNITIVO DO INDIVIDUO QUE SE ENVOLVE NA NARRATIVA. ADEMAIS, O ASSUNTO APRESENTADO NÃO É TRATADO COMPLETAMENTE DE MODO CIENTIFICO, ESTIMULA OS TELESPECTADORES, NÃO SE LIMITANDO APENAS A CONCEITUAR E INFORMAR SOBRE DOENÇAS, MAS MODIFICAR OU INCITAR A MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DO CIDADÃO PARA SER CAPAZ DE PROMOVER SUA SAÚDE INDIVIDUAL.