Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSÍVEIS INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL., METODOLOGIAS ATIVAS., ENSINO., APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62100
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5113
    "inscrito_id" => 14690
    "titulo" => "POSSÍVEIS INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS"
    "resumo" => "AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DESTACAM QUE A ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO DEVE ASSEGURAR A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ARTIGO BUSCOU IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE UM CURSO SUPERIOR QUE TEM POR FINALIDADE A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. PARA ISSO, FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL EXPLORATÓRIA, TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO CEARÁ. CONCERNENTE À EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS, O PPC FAZ REFERÊNCIA A ESSA ESTRATÉGIA QUANDO FALA DA CONCEPÇÃO DO CURSO E DAS METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM, NO ENTANTO, NÃO APRESENTA O PROGRAMA DAS DISCIPLINAS, IMPOSSIBILITANDO, PORTANTO, VERIFICAR SE HÁ INCIDÊNCIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS RESPECTIVOS PROGRAMAS. TODAVIA, DESTACAMOS QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO CAPAZES DE CONTRIBUIR COM PROCESSOS MAIS AVANÇADOS DE REFLEXÃO, DE INTEGRAÇÃO COGNITIVA, DE GENERALIZAÇÃO, DE REELABORAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL., METODOLOGIAS ATIVAS., ENSINO., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID14690_01102019115422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALA ALENCAR BRAGA VICTOR"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR"
    "autor_email" => "italaalencar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62100
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5113
    "inscrito_id" => 14690
    "titulo" => "POSSÍVEIS INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS"
    "resumo" => "AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DESTACAM QUE A ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO DEVE ASSEGURAR A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ARTIGO BUSCOU IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE UM CURSO SUPERIOR QUE TEM POR FINALIDADE A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. PARA ISSO, FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL EXPLORATÓRIA, TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO CEARÁ. CONCERNENTE À EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS, O PPC FAZ REFERÊNCIA A ESSA ESTRATÉGIA QUANDO FALA DA CONCEPÇÃO DO CURSO E DAS METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM, NO ENTANTO, NÃO APRESENTA O PROGRAMA DAS DISCIPLINAS, IMPOSSIBILITANDO, PORTANTO, VERIFICAR SE HÁ INCIDÊNCIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS RESPECTIVOS PROGRAMAS. TODAVIA, DESTACAMOS QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO CAPAZES DE CONTRIBUIR COM PROCESSOS MAIS AVANÇADOS DE REFLEXÃO, DE INTEGRAÇÃO COGNITIVA, DE GENERALIZAÇÃO, DE REELABORAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL., METODOLOGIAS ATIVAS., ENSINO., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID14690_01102019115422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALA ALENCAR BRAGA VICTOR"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR"
    "autor_email" => "italaalencar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DESTACAM QUE A ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO DEVE ASSEGURAR A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ARTIGO BUSCOU IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE UM CURSO SUPERIOR QUE TEM POR FINALIDADE A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. PARA ISSO, FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL EXPLORATÓRIA, TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO CEARÁ. CONCERNENTE À EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS, O PPC FAZ REFERÊNCIA A ESSA ESTRATÉGIA QUANDO FALA DA CONCEPÇÃO DO CURSO E DAS METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM, NO ENTANTO, NÃO APRESENTA O PROGRAMA DAS DISCIPLINAS, IMPOSSIBILITANDO, PORTANTO, VERIFICAR SE HÁ INCIDÊNCIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS RESPECTIVOS PROGRAMAS. TODAVIA, DESTACAMOS QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO CAPAZES DE CONTRIBUIR COM PROCESSOS MAIS AVANÇADOS DE REFLEXÃO, DE INTEGRAÇÃO COGNITIVA, DE GENERALIZAÇÃO, DE REELABORAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.