AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DESTACAM QUE A ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO DEVE ASSEGURAR A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ARTIGO BUSCOU IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE UM CURSO SUPERIOR QUE TEM POR FINALIDADE A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. PARA ISSO, FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL EXPLORATÓRIA, TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO CEARÁ. CONCERNENTE À EXISTÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS, O PPC FAZ REFERÊNCIA A ESSA ESTRATÉGIA QUANDO FALA DA CONCEPÇÃO DO CURSO E DAS METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM, NO ENTANTO, NÃO APRESENTA O PROGRAMA DAS DISCIPLINAS, IMPOSSIBILITANDO, PORTANTO, VERIFICAR SE HÁ INCIDÊNCIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS RESPECTIVOS PROGRAMAS. TODAVIA, DESTACAMOS QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO CAPAZES DE CONTRIBUIR COM PROCESSOS MAIS AVANÇADOS DE REFLEXÃO, DE INTEGRAÇÃO COGNITIVA, DE GENERALIZAÇÃO, DE REELABORAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS.