ESSE TEXTO TRATA-SE DE UM RESUMO EXPANDIDO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ENSINO MÉDIO, VIGÊNCIA 2018/2019. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESSE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. TIVEMOS COMO CONTEXTO DE ESTUDO DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAIOSES - MA; E COMO SUJEITOS PARTICIPANTES: TRÊS PROFESSORES E SEIS ALUNOS DESSAS MESMAS ESCOLAS. OS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS FORAM QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS: REFLETIR SOBRE O USO DE APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAIOSES – MARANHÃO; ANALISAR E CATALOGAR APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. POSSIBILITOU-SE AO FINAL DA PESQUISA REFLEXÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA VIDA DE PROFESSORES E ALUNOS, BEM COMO NO AMBIENTE ESCOLAR E DISPONIBILIZAMOS UMA CARTILHA RESUMITIVA DOS APLICATIVOS ANALISADOS PARA QUE DOCENTES E DISCENTES POSSAM USUFRUIR E ASSIM PROPICIAR NOVAS MANEIRAS DE ESTIMULAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA.