ESTE ARTIGO RESULTOU DOS ESTUDOS NO CURSO DE EXTENSÃO “DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO” OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TEM COMO OBJETIVO PESQUISAR A RELEVÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO ESCOLAR QUE CONSIDERA A ESCUTA DOS INTERESSES DA CRIANÇA PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. A PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSTITUI-SE EM UM ESTUDO DE CASO EM QUE FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, O PLANEJAMENTO DE AULA E A ELABORAÇÃO DE DESENHO. OS SUJEITOS FORAM UMA PROFESSORA E TRÊS CRIANÇAS, UM MENINO E DUAS MENINAS COM IDADE ENTRE 5 ANOS E 7 MESES A 6 ANOS, DE UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU QUE O PLANEJAMENTO MOBILIZOU A PROFESSORA PARA NOVOS SABERES E FAZERES, SENDO A ESCUTA DA CRIANÇA UM ASPECTO QUE FUNDAMENTA A AÇÃO DE PLANEJAR. NESSE SENTIDO, PODEMOS CONCLUIR QUE O PLANEJAMENTO ESCOLAR É UM DOCUMENTO NORTEADOR DO FAZER PEDAGÓGICO, O QUAL POSSIBILITA AO PROFESSOR REFLETIR AS AÇÕES EDUCATIVAS E CONSIDERAR A ESCUTA DOS INTERESSES DA CRIANÇA.