TOMANDO COMO FOCO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO, ESPECIFICAMENTE PARA O ENSINO DE FÍSICA, FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA COM O MÉTODO DE REGRESSÃO, NO PROGRAMA MICROSOFT OFFICE EXCEL® (EXCEL), SEGUIDA DE UMA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A LEI HOOKE. ESSA SEQUÊNCIA FOI APLICADA PARA ONZE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO – CAMPUS SENHOR DO BONFIM, EM QUATRO TRABALHOS DE PESQUISA COM EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICA. UM SOBRE DILATAÇÃO DE SÓLIDOS, OUTRO SOBRE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES, UM TERCEIRO SOBRE RADIAÇÃO SOLAR E, POR ÚLTIMO, UM SOBRE ENTALPIA DE COMBUSTÃO. TOMANDO COMO APORTE METODOLÓGICO A ENGENHARIA DIDÁTICA, FAZ-SE UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO PROGRAMA ESTATÍSTICO (E DA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA UTILIZADA NESSES TRABALHOS) NA EXPERIMENTAÇÃO PARA ENSINO DE FÍSICA. NESSA ANÁLISE, FOI REALIZADA UMA COMPARAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO INICIAL E A AVALIAÇÃO FINAL FEITA COM OS ALUNOS, EM CADA TRABALHO. DESSA FORMA, OS DADOS DESSAS AVALIAÇÕES SÃO CATEGORIZADOS (EM CONCEITUAIS E INSTRUMENTAIS) E DISCUTIDOS EM TRÊS REFERENCIAIS TEÓRICOS (MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS, OPOSIÇÃO AO REDUCIONISMO E AO VERIFICACIONISMO). A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA COMO SUPORTE ESTATÍSTICO PARA TOMADA DE CONCLUSÕES É EVIDENCIADA NOS QUATRO TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS.