Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO PNAIC: REFLEXÕES E INQUIETUDES.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO, INQUIETUDE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6200
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 1179
    "titulo" => "A ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO PNAIC: REFLEXÕES E INQUIETUDES."
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar fragmentos de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, que nasce no processo de formação de professores construído através do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) do Governo Federal brasileiro. Tal estudo trás reflexões sobre os impactos desse Programa na formação docente e o reflexo desta no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do terceiro ano das séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho qualitativo, com coleta de dados através de questionários com perguntas semi - estruturadas e análise documental dos registros efetuados pelos professores como diários de classe, planejamento docente e a própria avaliação construída pelos professores. Apresenta- se dados parciais coletados durante o ano de 2013. Assim, acredita-se que os fragmentos deste estudo, venham contribuir com todos aqueles docentes que buscam qualificar o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO, INQUIETUDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_23_35_19_idinscrito_1179_0a29abe51131202f51c369178d217086.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PEDRA MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANI MATTOS"
    "autor_email" => "dani.mattos@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6200
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 1179
    "titulo" => "A ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO PNAIC: REFLEXÕES E INQUIETUDES."
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar fragmentos de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, que nasce no processo de formação de professores construído através do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) do Governo Federal brasileiro. Tal estudo trás reflexões sobre os impactos desse Programa na formação docente e o reflexo desta no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do terceiro ano das séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho qualitativo, com coleta de dados através de questionários com perguntas semi - estruturadas e análise documental dos registros efetuados pelos professores como diários de classe, planejamento docente e a própria avaliação construída pelos professores. Apresenta- se dados parciais coletados durante o ano de 2013. Assim, acredita-se que os fragmentos deste estudo, venham contribuir com todos aqueles docentes que buscam qualificar o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO, INQUIETUDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_23_35_19_idinscrito_1179_0a29abe51131202f51c369178d217086.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PEDRA MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANI MATTOS"
    "autor_email" => "dani.mattos@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar fragmentos de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, que nasce no processo de formação de professores construído através do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) do Governo Federal brasileiro. Tal estudo trás reflexões sobre os impactos desse Programa na formação docente e o reflexo desta no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do terceiro ano das séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho qualitativo, com coleta de dados através de questionários com perguntas semi - estruturadas e análise documental dos registros efetuados pelos professores como diários de classe, planejamento docente e a própria avaliação construída pelos professores. Apresenta- se dados parciais coletados durante o ano de 2013. Assim, acredita-se que os fragmentos deste estudo, venham contribuir com todos aqueles docentes que buscam qualificar o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.