FILHO, José Silveira. A dimensão socioambiental da horta escolar no ensino de ciências. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58189>. Acesso em: 23/12/2024 04:05
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DESENVOLVER NOS DISCENTES A CONSCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA COMPREENSÃO DA AGRICULTURA ORGÂNICA COM A REALIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE CULTIVO RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A RELEVÂNCIA DESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE NAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA TROCA DE SABERES, MÁXIME ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A HORTA ESCOLAR. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ABORDAGEM DESCRITIVA A PARTIR DA PEDAGOGIA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE UTILIZANDO O INSTRUMENTO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. REALIZOU-SE ENTREVISTAS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DIRECIONARAM PARA AS ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA A MODIFICAÇÃO NOS HÁBITOS E ATITUDES DE ALUNOS QUANTO À PERCEPÇÃO QUE ELES POSSUEM DA NATUREZA. O ESTUDO DESENVOLVIDO NA HORTA CRIOU A NOÇÃO DA SOLIDARIEDADE, FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR EM GRUPO E FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE ASSUMIR NOVAS ATITUDES NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS.