O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR O USO DE CHARGES E TIRINHAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, POR COMPREENDER EM UM PRIMEIRO MOMENTO QUE ESTA DISCIPLINA ASSUME UM CARÁTER SIGNIFICATIVO PARA A COMPREENSÃO DOS ASPECTOS SOCIAIS E NATURAIS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, E QUE POR ABORDAR TAIS TEMÁTICAS, EXIGE POR MEIO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS, UMA ESTRUTURAÇÃO QUE ESTÁ VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO E DO SER SOCIAL CRÍTICO. AS CHARGES E TIRINHAS APARECEM COMO FIGURAS REPRESENTATIVAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, QUE SE UTILIZAM DO USO DA IMAGEM, DA LINGUAGEM E DO HUMOR. DESPONTAM ENTÃO COMO FERRAMENTAS INCENTIVADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS PODEM SER UTILIZADAS COMO ESTRATÉGIA PARA CAPTAR A ATENÇÃO E TAMBÉM PROVOCAR SITUAÇÕES DE DISCUSSÕES DE DIFERENTES TEMÁTICAS. DENTRO DO TRABALHO AINDA SÃO DADAS ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO UTILIZAR TAIS FERRAMENTAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, ASSIM COMO, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM A CONFECÇÃO DESSES MATERIAIS POR PARTE DOS ALUNOS, O QUE INCENTIVA A CRIAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES, A FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM QUE ESTÃO RELACIONADAS A ARTE E A LINGUAGEM.