O PRESENTE ESTUDO BUSCA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, MAIS ESPECIFICAMENTE A COMPREENSÃO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS, ENTENDENDO QUE AS PESSOAS SE CONSTITUEM NA RELAÇÃO COM O OUTRO E POR MEIO DA CULTURA. ESSE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO AS CRIANÇAS PARTICIPAM DE ATIVIDADES E ROTINAS DO GRUPO, INTERPRETAM E REINTERPRETAM CENÁRIOS, OBJETOS E SITUAÇÕES, APROPRIANDO-SE DA MACROCULTURA E CONSTRUINDO SUA PRÓPRIA CULTURA DE PARES. PARA ISSO, COM AUTORIZAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS, FORAM ANALISADOS TRIOS DE CRIANÇAS DE CINCO ANOS DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DO RECIFE. FORAM VIDEOGRAVADAS DOZE SESSÕES NAS QUAIS UMA DUPLA DE CRIANÇAS ERA CONVIDADA A BRINCAR EM UMA SALA DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO NA QUAL SE ENCONTRAVA UMA MESA COM BRINQUEDOS E, APÓS DEZ MINUTOS, UMA TERCEIRA CRIANÇA ERA INTRODUZIDA NAQUELE ESPAÇO. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DESSAS SESSÕES FORAM SELECIONADOS RECORTES INTERACIONAIS (EPISÓDIOS) A PARTIR DOS QUAIS SE PODIA ALÇAR A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS A RESPEITO DE EVENTOS E OBJETOS SOCIAIS, A INSTAURAÇÃO DE ROTINAS E BRINCADEIRAS RECONHECIDAS PELO GRUPO E REGRAS E NORMAS DO GRUPO DE BRINQUEDO, BEM COMO COMPORTAMENTOS DE TRANSGRESSÕES OCORRIDOS. AS ANÁLISES DESSES EPISÓDIOS MOSTRARAM QUE AS BRINCADEIRAS SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, POIS NOS MOMENTOS LÚDICOS AS CRIANÇAS SE SENTEM SEGURAS PARA EXPLORAR E TRANSFORMAR SIGNIFICADOS, COM INDÍCIOS DE QUE SE APROPRIAM DA MACROCULTURA DE FORMA CRIATIVA E CONSTROEM SUA PRÓPRIA CULTURA DE PARES.