Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CURSO DEPEDAGOGIA NO BRASIL

Palavra-chaves: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58353
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4519
    "inscrito_id" => 14227
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CURSO DEPEDAGOGIA NO BRASIL"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DO\r\n
      SURGIMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM 1939. TROUXEMOS COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A TRAJETÓRIA\r\n
      HISTÓRICA DO SURGIMENTO CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL, PARTINDO DO SEGUINTE\r\n
      QUESTIONAMENTO: COMO SURGIU O CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO DECURSO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO\r\n
      BRASILEIRA? O COORDENADOR PEDAGÓGICO TEM COMO BASE FORMATIVA A DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA E\r\n
      AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO O CURSO SOFREU UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES QUE POSSIBILITARAM A\r\n
      CONSTITUIÇÃO DO PEDAGOGO COMO COORDENADOR PEDAGÓGICO. NESSA PERSPECTIVA ELENQUEI COMO OBJETIVOS\r\n
      ESPECÍFICOS: DESCREVER A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL; E INVESTIGAR A\r\n
      EVOLUÇÃO DO CURSO ATÉ O SURGIMENTO DO CARGO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA\r\n
      QUALITATIVA NO QUAL FIZEMOS USO DA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA A FIM DE APROFUNDARMOS AS\r\n
      INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS REFERENTES AO CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. PARA\r\n
      ISSO, UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIAS OS TRABALHOS DE LIBÂNEO (2010), PIMENTA (2006, 1988), SAVIANI\r\n
      (2012), SILVA (2003), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTAM QUE A CONSTITUIÇÃO DO CARGO DE\r\n
      COORDENADOR PEDAGÓGICO É RECENTE ESTANDO RELACIONADA AS ESPECIALIDADES DE ADMINISTRAÇÃO, INSPEÇÃO,\r\n
      SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, PASSANDO POR REDEFINIÇÕES NAS PRÁTICAS CONFORME AS\r\n
      TRANSFORMAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14227_03102019103048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA CIRQUEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA CIRQUEIRA"
    "autor_email" => "sabrinalas3@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58353
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4519
    "inscrito_id" => 14227
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CURSO DEPEDAGOGIA NO BRASIL"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DO\r\n
      SURGIMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM 1939. TROUXEMOS COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A TRAJETÓRIA\r\n
      HISTÓRICA DO SURGIMENTO CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL, PARTINDO DO SEGUINTE\r\n
      QUESTIONAMENTO: COMO SURGIU O CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO DECURSO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO\r\n
      BRASILEIRA? O COORDENADOR PEDAGÓGICO TEM COMO BASE FORMATIVA A DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA E\r\n
      AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO O CURSO SOFREU UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES QUE POSSIBILITARAM A\r\n
      CONSTITUIÇÃO DO PEDAGOGO COMO COORDENADOR PEDAGÓGICO. NESSA PERSPECTIVA ELENQUEI COMO OBJETIVOS\r\n
      ESPECÍFICOS: DESCREVER A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL; E INVESTIGAR A\r\n
      EVOLUÇÃO DO CURSO ATÉ O SURGIMENTO DO CARGO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA\r\n
      QUALITATIVA NO QUAL FIZEMOS USO DA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA A FIM DE APROFUNDARMOS AS\r\n
      INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS REFERENTES AO CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. PARA\r\n
      ISSO, UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIAS OS TRABALHOS DE LIBÂNEO (2010), PIMENTA (2006, 1988), SAVIANI\r\n
      (2012), SILVA (2003), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTAM QUE A CONSTITUIÇÃO DO CARGO DE\r\n
      COORDENADOR PEDAGÓGICO É RECENTE ESTANDO RELACIONADA AS ESPECIALIDADES DE ADMINISTRAÇÃO, INSPEÇÃO,\r\n
      SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, PASSANDO POR REDEFINIÇÕES NAS PRÁTICAS CONFORME AS\r\n
      TRANSFORMAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14227_03102019103048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA CIRQUEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA CIRQUEIRA"
    "autor_email" => "sabrinalas3@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DO SURGIMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM 1939. TROUXEMOS COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SURGIMENTO CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL, PARTINDO DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SURGIU O CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO DECURSO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA? O COORDENADOR PEDAGÓGICO TEM COMO BASE FORMATIVA A DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA E AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO O CURSO SOFREU UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES QUE POSSIBILITARAM A CONSTITUIÇÃO DO PEDAGOGO COMO COORDENADOR PEDAGÓGICO. NESSA PERSPECTIVA ELENQUEI COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL; E INVESTIGAR A EVOLUÇÃO DO CURSO ATÉ O SURGIMENTO DO CARGO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA NO QUAL FIZEMOS USO DA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA A FIM DE APROFUNDARMOS AS INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS REFERENTES AO CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIAS OS TRABALHOS DE LIBÂNEO (2010), PIMENTA (2006, 1988), SAVIANI (2012), SILVA (2003), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTAM QUE A CONSTITUIÇÃO DO CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO É RECENTE ESTANDO RELACIONADA AS ESPECIALIDADES DE ADMINISTRAÇÃO, INSPEÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, PASSANDO POR REDEFINIÇÕES NAS PRÁTICAS CONFORME AS TRANSFORMAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.