ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DO
SURGIMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM 1939. TROUXEMOS COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A TRAJETÓRIA
HISTÓRICA DO SURGIMENTO CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL, PARTINDO DO SEGUINTE
QUESTIONAMENTO: COMO SURGIU O CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO DECURSO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA? O COORDENADOR PEDAGÓGICO TEM COMO BASE FORMATIVA A DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA E
AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO O CURSO SOFREU UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES QUE POSSIBILITARAM A
CONSTITUIÇÃO DO PEDAGOGO COMO COORDENADOR PEDAGÓGICO. NESSA PERSPECTIVA ELENQUEI COMO OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: DESCREVER A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL; E INVESTIGAR A
EVOLUÇÃO DO CURSO ATÉ O SURGIMENTO DO CARGO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA
QUALITATIVA NO QUAL FIZEMOS USO DA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA A FIM DE APROFUNDARMOS AS
INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS REFERENTES AO CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. PARA
ISSO, UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIAS OS TRABALHOS DE LIBÂNEO (2010), PIMENTA (2006, 1988), SAVIANI
(2012), SILVA (2003), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTAM QUE A CONSTITUIÇÃO DO CARGO DE
COORDENADOR PEDAGÓGICO É RECENTE ESTANDO RELACIONADA AS ESPECIALIDADES DE ADMINISTRAÇÃO, INSPEÇÃO,
SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, PASSANDO POR REDEFINIÇÕES NAS PRÁTICAS CONFORME AS
TRANSFORMAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL.