O PRESENTE ARTIGO TRAZ O RESULTADO FINAL DA PESQUISA INTITULADA: “OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA”, VINCULADA AO PROJETO “A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E O SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A RESPEITO DOS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL DA 2ª URE E DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAMETÁ/PA”, TEM COMO FINALIDADE CONHECER OS DESAFIOS DA GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO: JÚLIA PASSARINHO E ABRAÃO SIMÃO JATENE, LOCALIZADAS NA CIDADE DE CAMETÁ, ESTADO DO PARÁ, PARA IMPLEMENTAR AS DIRETRIZES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEI Nº 13.415/2017. A METODOLOGIA ESTRIBA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, VISANDO ESTUDAR AS ESPECIFICIDADES DE ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS EM QUESTÃO. NESTE SENTIDO, BUSCA RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR A PARTIR DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS DA ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO?