O PRESENTE ARTIGO TRAZ RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA AQUISIÇÃO DA ESCRITA. A LEITURA SE MANIFESTA EM NOSSAS VIDAS DE FORMA BASTANTE INTENSA, ELA ESTÁ RELACIONADA A MUITAS DE NOSSAS ATIVIDADES EM CASA, NO TRABALHO, NO LAZER E EM DIVERSOS MOMENTOS DE NOSSO COTIDIANO. DIANTE DESSE CENÁRIO, SURGEM NOSSAS INDAGAÇÕES: SERÁ QUE A LEITURA REALMENTE CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO? O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUE IMPORTÂNCIA É ATRIBUÍDA À LEITURA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A FIM DE ANALISAR O POTENCIAL DO LETRAMENTO E SUA VALORIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. UTILIZAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA QUALITATIVA E O ESTUDO DE CASO. NOS RESPALDAMOS NOS ESTUDOS DE FERREIRO E TEBEROSKY (1986), MENDONÇA & MENDONÇA (2008), SOARES (2016), VALLANGE (1719) ENTRE OUTROS. ESTA PESQUISA NOS POSSIBILITOU CONHECER A REALIDADE EM QUE OS PROFESSORES TRABALHAM E COMO ELES CONSEGUEM REALIZAR AS SUAS AULAS E OS PROBLEMAS QUE SÃO ENFRENTADOS NO DIA A DIA DA ESCOLA, TANTO DA PARTE PEDAGÓGICA COMO AS DIFICULDADES QUE ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA.