Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ALTERNATIVAS COMO UM AUXÍLIO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA CELULAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ.

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, DIÁRIO DE BORDO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61104
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5638
    "inscrito_id" => 2849
    "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS COMO UM AUXÍLIO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA CELULAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ."
    "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMPREENDE UMA ATIVIDADE OBRIGATÓRIA OFERECIDA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, É NO ESTÁGIO QUE O LICENCIANDO TEM A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS SEUS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS EM SITUAÇÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL E TER UMA VIVÊNCIA MAIS PRÓXIMAS DAS REALIDADES DA CARREIRA DOCENTE. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE PROMOVAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, PROMOVENDO NOS ESTAGIÁRIOS UMA BUSCA POR ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM O PROCESSE DE ENSINO APRENDIZAGEM. DESTE MODO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR, POR MEIO DO DIÁRIO DE BORDO, AS DIFERENTES METODOLOGIAS UTILIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ. PARA ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZOU-SE DOS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL QUALITATIVA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS ESTAGIÁRIOS QUE NÃO DIVERSIFICAM AS METODOLOGIAS DURANTE SUAS AULAS DEMONSTRAM SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO E O RECONHECIMENTO DE QUE ESTAS AULAS PODERIAM SER MELHORADAS COM A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DIFERENTES. É URGENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COLOCAR O ESTUDANTE COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS AO LONGO DESTE PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, DIÁRIO DE BORDO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2849_03102019200812.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CRISTINA BRUNO LINS"
    "autor_nome_curto" => "JULIA LINS"
    "autor_email" => "julialinsss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61104
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5638
    "inscrito_id" => 2849
    "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS COMO UM AUXÍLIO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA CELULAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ."
    "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMPREENDE UMA ATIVIDADE OBRIGATÓRIA OFERECIDA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, É NO ESTÁGIO QUE O LICENCIANDO TEM A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS SEUS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS EM SITUAÇÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL E TER UMA VIVÊNCIA MAIS PRÓXIMAS DAS REALIDADES DA CARREIRA DOCENTE. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE PROMOVAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, PROMOVENDO NOS ESTAGIÁRIOS UMA BUSCA POR ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM O PROCESSE DE ENSINO APRENDIZAGEM. DESTE MODO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR, POR MEIO DO DIÁRIO DE BORDO, AS DIFERENTES METODOLOGIAS UTILIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ. PARA ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZOU-SE DOS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL QUALITATIVA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS ESTAGIÁRIOS QUE NÃO DIVERSIFICAM AS METODOLOGIAS DURANTE SUAS AULAS DEMONSTRAM SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO E O RECONHECIMENTO DE QUE ESTAS AULAS PODERIAM SER MELHORADAS COM A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DIFERENTES. É URGENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COLOCAR O ESTUDANTE COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS AO LONGO DESTE PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, DIÁRIO DE BORDO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2849_03102019200812.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CRISTINA BRUNO LINS"
    "autor_nome_curto" => "JULIA LINS"
    "autor_email" => "julialinsss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMPREENDE UMA ATIVIDADE OBRIGATÓRIA OFERECIDA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, É NO ESTÁGIO QUE O LICENCIANDO TEM A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS SEUS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS EM SITUAÇÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL E TER UMA VIVÊNCIA MAIS PRÓXIMAS DAS REALIDADES DA CARREIRA DOCENTE. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE PROMOVAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, PROMOVENDO NOS ESTAGIÁRIOS UMA BUSCA POR ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM O PROCESSE DE ENSINO APRENDIZAGEM. DESTE MODO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR, POR MEIO DO DIÁRIO DE BORDO, AS DIFERENTES METODOLOGIAS UTILIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ. PARA ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZOU-SE DOS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL QUALITATIVA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS ESTAGIÁRIOS QUE NÃO DIVERSIFICAM AS METODOLOGIAS DURANTE SUAS AULAS DEMONSTRAM SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO E O RECONHECIMENTO DE QUE ESTAS AULAS PODERIAM SER MELHORADAS COM A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DIFERENTES. É URGENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COLOCAR O ESTUDANTE COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS AO LONGO DESTE PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.