O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM TURMAS DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61798 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 4543 "titulo" => "O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM TURMAS DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS SÃO, HOJE, RECURSOS QUE VIABILIZAM O TRABALHO DO PROFESSOR E INCITA O ALUNO A APRENDER COM ELAS, DESSA FORMA, ESTE ARTIGO PROCURA APRESENTAR UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NAS ATIVIDADES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE TURMAS DO QUINTO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CALDAS NOVAS, GOIÁS. A ABORDAGEM UTILIZADA FOI A QUALITATIVA E A METODOLOGIA PARTIU PARA A PESQUISA-AÇÃO. COMO PRIMEIRO PASSO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESSAS TECNOLOGIAS, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO A SER APLICADA NO CURRÍCULO ESCOLAR. COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA TIVERAM-SE: UM PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL E QUE ATUA EM TURMAS DO QUINTO ANO E 30 DE SEUS ALUNOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS ALUNOS, E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO PROFESSOR; AS INFORMAÇÕES PERMITIRAM CONHECER OS FATORES QUE AFETAM A INCLUSÃO E ACEITAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PERMITE AMPLIAR O ACESSO AO CONHECIMENTO PARA ALUNOS E PROFESSORES. CONCLUI-SE QUE A INFRAESTRUTURA CORRETA, A PREPARAÇÃO DE MATERIAIS E O TREINAMENTO PARA UMA IMPLEMENTAÇÃO BEM-SUCEDIDA SÃO NECESSÁRIOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)., ATIVIDADES CURRICULARES, CALDAS NOVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4543_14082019094625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE BELCHIOR DE LIMA MESQUITA " "autor_nome_curto" => "LUCIANE BELCHIOR " "autor_email" => "lucianebelchior@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61798 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 4543 "titulo" => "O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM TURMAS DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS SÃO, HOJE, RECURSOS QUE VIABILIZAM O TRABALHO DO PROFESSOR E INCITA O ALUNO A APRENDER COM ELAS, DESSA FORMA, ESTE ARTIGO PROCURA APRESENTAR UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NAS ATIVIDADES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE TURMAS DO QUINTO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CALDAS NOVAS, GOIÁS. A ABORDAGEM UTILIZADA FOI A QUALITATIVA E A METODOLOGIA PARTIU PARA A PESQUISA-AÇÃO. COMO PRIMEIRO PASSO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESSAS TECNOLOGIAS, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO A SER APLICADA NO CURRÍCULO ESCOLAR. COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA TIVERAM-SE: UM PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL E QUE ATUA EM TURMAS DO QUINTO ANO E 30 DE SEUS ALUNOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS ALUNOS, E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO PROFESSOR; AS INFORMAÇÕES PERMITIRAM CONHECER OS FATORES QUE AFETAM A INCLUSÃO E ACEITAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PERMITE AMPLIAR O ACESSO AO CONHECIMENTO PARA ALUNOS E PROFESSORES. CONCLUI-SE QUE A INFRAESTRUTURA CORRETA, A PREPARAÇÃO DE MATERIAIS E O TREINAMENTO PARA UMA IMPLEMENTAÇÃO BEM-SUCEDIDA SÃO NECESSÁRIOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)., ATIVIDADES CURRICULARES, CALDAS NOVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4543_14082019094625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE BELCHIOR DE LIMA MESQUITA " "autor_nome_curto" => "LUCIANE BELCHIOR " "autor_email" => "lucianebelchior@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }