Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: O QUE VYGOTSKY TEM A DIZER?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA PEDAGÓGICA, CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA, REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL, REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60564
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3287
    "inscrito_id" => 10227
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: O QUE VYGOTSKY TEM A DIZER?"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM ARTICULAÇÃO COM A PERSPECTIVA VYGOTSKYANA, BASEANDO-SE NA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA (1926/2004), DE VYGOTSKY. DESSE MODO, DISCORRERÁ SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DOS PROFESSORES BRASILEIROS E SOBRE A FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA DOCÊNCIA NO PAÍS. PARA ISSO, UTILIZARAM-SE RECURSOS METODOLÓGICOS DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. COMO RESULTADO, TEM-SE QUE A CONSTRUÇÃO DOCENTE ESTAVA PAUTADA NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. NO ENTANTO, PASSA A SER DIRECIONADA PARA DOMINAR E ARTICULAR OS SABERES HISTÓRICOS COM AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM SEU CONTEXTO SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL. PARA ISSO, COLETOU-SE QUE É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR ASSUMA UMA POSTURA AUTÔNOMA, DINÂMICA, COLETIVA E VIVA. ADEMAIS, IDENTIFICARAM-SE METAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E TAMBÉM OS IMPASSES PARA SUA EFETIVAÇÃO. COMPREENDEU-SE, ENTÃO, QUE A FORMAÇÃO DOCENTE ESTÁ EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO, PODENDO TRANSFORMAR-SE À MEDIDA QUE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL SE MODIFICA NO AMBIENTE SOCIAL. NO MAIS, TOMA-SE CONSCIÊNCIA DE QUE O PROFESSOR CONTEMPORÂNEO CONTINUA A ENFRENTAR IMPASSES NA SUA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA PEDAGÓGICA, CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA, REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL, REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10227_17092019151924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECCA RODRIGUES DA SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "REBECCA CARVALHO"
    "autor_email" => "rebeccacarvalho1998@gmail"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SETE DE SETEMBRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60564
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3287
    "inscrito_id" => 10227
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: O QUE VYGOTSKY TEM A DIZER?"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM ARTICULAÇÃO COM A PERSPECTIVA VYGOTSKYANA, BASEANDO-SE NA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA (1926/2004), DE VYGOTSKY. DESSE MODO, DISCORRERÁ SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DOS PROFESSORES BRASILEIROS E SOBRE A FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA DOCÊNCIA NO PAÍS. PARA ISSO, UTILIZARAM-SE RECURSOS METODOLÓGICOS DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. COMO RESULTADO, TEM-SE QUE A CONSTRUÇÃO DOCENTE ESTAVA PAUTADA NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. NO ENTANTO, PASSA A SER DIRECIONADA PARA DOMINAR E ARTICULAR OS SABERES HISTÓRICOS COM AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM SEU CONTEXTO SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL. PARA ISSO, COLETOU-SE QUE É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR ASSUMA UMA POSTURA AUTÔNOMA, DINÂMICA, COLETIVA E VIVA. ADEMAIS, IDENTIFICARAM-SE METAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E TAMBÉM OS IMPASSES PARA SUA EFETIVAÇÃO. COMPREENDEU-SE, ENTÃO, QUE A FORMAÇÃO DOCENTE ESTÁ EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO, PODENDO TRANSFORMAR-SE À MEDIDA QUE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL SE MODIFICA NO AMBIENTE SOCIAL. NO MAIS, TOMA-SE CONSCIÊNCIA DE QUE O PROFESSOR CONTEMPORÂNEO CONTINUA A ENFRENTAR IMPASSES NA SUA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA PEDAGÓGICA, CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA, REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL, REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10227_17092019151924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECCA RODRIGUES DA SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "REBECCA CARVALHO"
    "autor_email" => "rebeccacarvalho1998@gmail"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SETE DE SETEMBRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM ARTICULAÇÃO COM A PERSPECTIVA VYGOTSKYANA, BASEANDO-SE NA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA (1926/2004), DE VYGOTSKY. DESSE MODO, DISCORRERÁ SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DOS PROFESSORES BRASILEIROS E SOBRE A FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA DOCÊNCIA NO PAÍS. PARA ISSO, UTILIZARAM-SE RECURSOS METODOLÓGICOS DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. COMO RESULTADO, TEM-SE QUE A CONSTRUÇÃO DOCENTE ESTAVA PAUTADA NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. NO ENTANTO, PASSA A SER DIRECIONADA PARA DOMINAR E ARTICULAR OS SABERES HISTÓRICOS COM AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM SEU CONTEXTO SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL. PARA ISSO, COLETOU-SE QUE É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR ASSUMA UMA POSTURA AUTÔNOMA, DINÂMICA, COLETIVA E VIVA. ADEMAIS, IDENTIFICARAM-SE METAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E TAMBÉM OS IMPASSES PARA SUA EFETIVAÇÃO. COMPREENDEU-SE, ENTÃO, QUE A FORMAÇÃO DOCENTE ESTÁ EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO, PODENDO TRANSFORMAR-SE À MEDIDA QUE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL SE MODIFICA NO AMBIENTE SOCIAL. NO MAIS, TOMA-SE CONSCIÊNCIA DE QUE O PROFESSOR CONTEMPORÂNEO CONTINUA A ENFRENTAR IMPASSES NA SUA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.