COUTINHO, Ester Calaça. Por uma educação da sensibilidade no mundo líquido. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62088>. Acesso em: 23/12/2024 09:42
O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER O POTENCIAL DE SENSIBILIZAÇÃO DO FENÔMENO EDUCATIVO NO CONTEXTO LÍQUIDO ATUAL E, EM VISTA DA CONSECUÇÃO DO MESMO, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM TRÊS PASSOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: INICIALMENTE, FOCAMOS EM TRAÇAR O PERFIL DO MUNDO LÍQUIDO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SOCIAL DOS INDIVÍDUOS CONTEMPORÂNEOS; EM SEGUIDA, ANALISAR O PERFIL E OS EFEITOS DA DIMINUIÇÃO DA SENSIBILIDADE HUMANA NO MUNDO LÍQUIDO; POR FIM, DISCERNIR PRESSUPOSTOS PARA CULTIVAR UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVA A SENSIBILIDADE HUMANA NO MUNDO ATUAL. NOSSO ESTUDO TEM CARÁTER ESTRITAMENTE TEÓRICO E É RELEVANTE PORQUE PENSAR UMA EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE SIGNIFICA FOMENTAR A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS HUMANO E SUSTENTÁVEL PARA O FUTURO, ESPECIALMENTE NUM TEMPO LÍQUIDO COMO O QUE VIVEMOS. EM TERMOS CONCLUSIVOS, MOSTRAREMOS QUE UMA EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE DEVE SER PENSADA TANTO NA ESCOLA (ESPAÇO FORMAL) QUANTO FORA DELA (ESPAÇOS INFORMAIS), E SEU SENTIDO E DINÂMICAS PEDAGÓGICAS SER VOLTADOS À PROMOÇÃO DE SUJEITOS QUE VIVAM QUALIFICADAMENTE A CELERIDADE DOS ESTÍMULOS SENSORIAIS E PSÍQUICOS E O “BOOM” DAS INFORMAÇÕES PASSÍVEIS DE APRENDIZAGEM, SEM PERDEREM – NESSE PROCESSO – SUA SAÚDE MENTAL, SUAS CAPACIDADES DE ESTABELECER VÍNCULOS DIALÓGICOS – E, PORTANTO, IMUNES À INSENSIBILIDADE – COM OS “OUTROS” (SEJAM ESSES PESSOAS OU A PRÓPRIA NATUREZA CIRCUNDANTE), EM SUMA, TODOS OS ATRIBUTOS QUE NOS TORNAM HUMANOS E QUE ESTÃO EM RISCO EM MEIO À CELERIDADE DAS VIVÊNCIAS DESTE MUNDO LÍQUIDO.