Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 449
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E INCLUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NAS SALAS DE AULA REGULARES E NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERAÇÃO SOCIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ACESSIBILIDADE, ACESSIBILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL, MOSTRAR UMA BREVE APRESENTAÇÃO HISTÓRICA DA SURDEZ E A EDUCAÇÃO ESPECIAL DIANTE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS. ALÉM DE FAZER UMA ANÁLISE SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS, BUSCANDO TAMBÉM, UMA APRESENTAÇÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO SEGUNDA LÍNGUA OFICIAL DO PAÍS. PARA ISSO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TOMANDO POR BASE PESQUISAS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES, DISSERTAÇÕES E LEGISLAÇÕES ESPECÍFICAS PAUTADAS NO TEMA PROPOSTO. NESSE SENTIDO, ESTRUTURALMENTE, ESTE TRABALHO INICIA-SE POR UMA APRESENTAÇÃO HISTÓRICA DA COMUNIDADE SURDA E A INCLUSÃO NAS ESCOLAS REGULARES. EM SEGUIDA, ABORDAM-SE AS METODOLOGIAS DA LÍNGUA DE SINAIS E SUA RELEVÂNCIA. FINALMENTE, DISCUTEM-SE A LEGISLAÇÃO E AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. POR FIM, UMA PEQUENA EXPLANAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO DOS ALUNOS SURDOS DENTRO DAS SALAS DO AEE. ATRIBUINDO ASSIM, UM LEQUE DE INFORMAÇÕES ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS REGULARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.