ESTE TRABALHO É FRUTO DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES PERCEBIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DO INFANTIL V EM DUAS ESCOLAS PARTICULARES. O ESTUDO DA BNCC- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2016), ESPECIFICAMENTE NO GRUPO DE FAIXA ETÁRIA PRÉ-ESCOLAR, SERVIRÁ DE REFERÊNCIA PARA ELUCIDAÇÃO DA PROBLEMÁTICA LEVANTADA. PORTANTO, O TRABALHO REÚNE OS ASPECTOS RELEVANTES CONSTRUÍDOS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE LEITURA E VIVÊNCIAS. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CHAMAR ATENÇÃO PARA ALGUMAS ROTINAS EM SALA DE AULA NO QUE SE REFERE À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE CINCO ANO APONTANDO ELEMENTOS QUE VÃO DE ENCONTRO AOS QUE É PROPOSTO NA BNCC, TENDO COMO FOCO A ESCRITA, QUE NÃO ACONTECE DE FORMA ESPONTÂNEA COMO É DEFENDIDA NA BNCC.