O CURRÍCULO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PODER E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL QUE AFETA DIRETAMENTE NO MODO COMO A SOCIEDADE CONFIGURA-SE E NO COMPORTAMENTO DOS SUJEITOS. NESSA ÓTICA, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE ALGUMAS QUESTÕES ALUSIVAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE SÃO EMPREGADAS PARA AJUDÁ-LAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EFETIVA NA SOCIEDADE. PARA FUNDAMENTAR NOSSO ESTUDO, BUSCAMOS APOIO NAS ARGUIÇÕES DE MACIEL (2000), NUNES E LOMÔNACO (2010), FARIAS (2018), ENTRE OUTROS, DE MODO QUE POSSAMOS COMPREENDER COMO ESSA PROBLEMÁTICA DA INCLUSÃO TEM SIDO DESENVOLVIDA PELOS DOCENTES E SEUS IMPACTOS NA VIDA DOS INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. VALE DESTACAR QUE ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA EMINENTE NECESSIDADE DE APONTAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UMA MUDANÇA TEÓRICO-PRÁTICA DOS PROFESSORES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA. DESSE MODO, DESEJAMOS QUE ESTAS REFLEXÕES POSSAM OFERECER CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES QUE AJUDEM NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO REFERENTE AOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.