Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS LÚDICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS ORIUNDAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, E QUE CURSAM OS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SISTEMA MULTISSERIADO, ENFOCANDO PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. O INTERESSE PELA PESQUISA GANHA ESCOPO APÓS O CONTATO INICIAL COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA GUAJARÁ-MIRIM, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DO ACARÁ- PA, DE MODO QUE SURGIRAM ALGUMAS INQUIETAÇÕES, DAS QUAIS RESULTOU A SEGUINTE PERGUNTA NORTEADORA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO DE UMA CLASSE MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? O TRABALHO SE DESENVOLVEU EM DOIS MOMENTOS, O PRIMEIRO, DE VISITA TÉCNICA INICIAL E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, NUMA ABORDAGEM ANALÍTICA DAS CARACTERÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, E DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM. O SEGUNDO MOMENTO, COMPREENDE UMA NOVA VISITA (ABRIL DE 2019), EM PESQUISA DE CAMPO, COM AS CRIANÇAS DE UMA TURMA DA ESCOLA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTABELECIDOS PARA ESTA PESQUISA SÃO: ANALISAR CONTEÚDOS BIBLIOGRÁFICOS ACERCA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS LÚDICAS; IDENTIFICAR E COMPREENDER COMO OCORREM TAIS PROCESSOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROPOR ATIVIDADES LÚDICAS QUE NORTEIEM AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO. A PESQUISA TEVE RESULTADOS SIGNIFICATIVOS E ESCLARECEDORES SOBRE O REFERIDO TEMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.