CONTRIBUIÇÕES DO IFRO CAMPUS VILHENA PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59696 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2765 "inscrito_id" => 10534 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO IFRO CAMPUS VILHENA PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR SE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS - NAPNE, EM 2018, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – IFRO, CAMPUS VILHENA, CONTRIBUÍRAM PARA ASSEGURAR AS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CAMPUS. FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE CASO, QUE FOCOU O NAPNE DO CAMPUS VILHENA, DURANTE O ANO DE 2018, POR MEIO DA ANÁLISE DO REGULAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO DO NAPNE DO REFERIDO CAMPUS. TAMBÉM FOI REALIZADA ANÁLISE DA ATA DO RESULTADO DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS EM 2018. CONSTATOU-SE QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ESTE NÚCLEO TÊM POSSIBILITADO A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS. ASSIM, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A INSTITUIÇÃO TEM REALIZADO ALGUMAS AÇÕES E ESTABELECIDO ALGUNS PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO QUE FACILITARAM O ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS PELA EQUIPE DO NAPNE. ENTRE OS ASPECTOS INSTITUCIONAIS FACILITADORES, PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS DOCUMENTOS ANALISADOS ESTÃO DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS BALIZADORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. APESAR DOS DESAFIOS, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A ATUAÇÃO DO NAPNE DO CAMPUS VILHENA E AS AÇÕES DESENVOLVIDAS ACOMPANHAM A POLÍTICA PROPOSTA PELO TECNEP, NA BUSCA DA PRÁTICA DA CULTURA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TEM BUSCADO SE ADEQUAR ÀS NOVAS DEMANDAS APRESENTADAS PELO PROCESSO DE INCLUSÃO PARA ASSEGURAR A EDUCAÇÃO COMO DIREITO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICA DE INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10534_28082019193801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA APARECIDA PRATES " "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "claudia.prates@ifro.edu.b" "autor_ies" => "UNESP CAMPUS DE MARÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59696 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2765 "inscrito_id" => 10534 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO IFRO CAMPUS VILHENA PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR SE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS - NAPNE, EM 2018, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – IFRO, CAMPUS VILHENA, CONTRIBUÍRAM PARA ASSEGURAR AS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CAMPUS. FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE CASO, QUE FOCOU O NAPNE DO CAMPUS VILHENA, DURANTE O ANO DE 2018, POR MEIO DA ANÁLISE DO REGULAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO DO NAPNE DO REFERIDO CAMPUS. TAMBÉM FOI REALIZADA ANÁLISE DA ATA DO RESULTADO DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS EM 2018. CONSTATOU-SE QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ESTE NÚCLEO TÊM POSSIBILITADO A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS. ASSIM, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A INSTITUIÇÃO TEM REALIZADO ALGUMAS AÇÕES E ESTABELECIDO ALGUNS PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO QUE FACILITARAM O ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS PELA EQUIPE DO NAPNE. ENTRE OS ASPECTOS INSTITUCIONAIS FACILITADORES, PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS DOCUMENTOS ANALISADOS ESTÃO DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS BALIZADORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. APESAR DOS DESAFIOS, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A ATUAÇÃO DO NAPNE DO CAMPUS VILHENA E AS AÇÕES DESENVOLVIDAS ACOMPANHAM A POLÍTICA PROPOSTA PELO TECNEP, NA BUSCA DA PRÁTICA DA CULTURA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TEM BUSCADO SE ADEQUAR ÀS NOVAS DEMANDAS APRESENTADAS PELO PROCESSO DE INCLUSÃO PARA ASSEGURAR A EDUCAÇÃO COMO DIREITO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICA DE INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10534_28082019193801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA APARECIDA PRATES " "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "claudia.prates@ifro.edu.b" "autor_ies" => "UNESP CAMPUS DE MARÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }