SABINO, Viviane Sulpino Da Silva. Fabular e aprender a conviver. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60489>. Acesso em: 22/11/2024 09:38
FABULAR E APRENDER A CONVIVER VIVIANE SULPINO DA SILVA SABINO RESUMO A VIVÊNCIA DO PROJETO FABULAR E APRENDER A CONVIVER OBJETIVOU A INVESTIGAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA PERSPECTIVA SÓCIO MORAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1, PERPASSANDO PELO USO SUSTENTÁVEL DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, TENDO EM VISTA SUA UTILIZAÇÃO ARTÍSTICO/ PEDAGÓGICA. PARA TANTO UTILIZOU-SE O ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS JUNTO AOS ALUNOS E A EQUIPE ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. A PESQUISA AÇÃO, TEM CARÁTER QUALITATIVO. OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE OS PRINCIPAIS AUTORES CONSULTADOS FORAM PUIG (1998), SEBER (1995), DEVRIES & ZAN (1998), FAGUNDES (2001). O ESTUDO EM CAMPO, AS OBSERVAÇÕES REFERENTES AS ATITUDES DOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA, E OS INSTRUMENTOS DE COLETA A PARTIR DE REGISTROS ESCRITOS, CONSTITUEM-SE PROCEDIMENTOS IMPORTANTES DESTA PESQUISA. NO PROCESSO INVESTIGATIVO PUDEMOS CONSTATAR QUE É POSSÍVEL TRABALHAR CONTEÚDOS ÉTICOS ATITUDINAIS DE NATUREZA ABSTRATA E SUBJETIVA NA FORMA DE VALORES E ATITUDES VIVENCIANDO E CONVERTENDO ESSES VALORES EM ATIVIDADES E EXPERIÊNCIAS CONCRETAS. CONSTATAMOS AINDA QUE A FÁBULA É UM GÊNERO TEXTUAL OPORTUNO PARA SE REFLETIR SOBRE O TEMA PROPOSTO. PALAVRAS CHAVES: ÉTICA; VALORES E ATITUDES; FÁBULAS.