Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONCEITO DE FLOR PELOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO

Palavra-chaves: CONCEITO DE FLOR, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, CONHECIMENTO PRÉVIO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61262
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4303
    "inscrito_id" => 1931
    "titulo" => "O CONCEITO DE FLOR PELOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A DEFINIÇÃO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO CONCEITO DE FLOR, ESTRUTURA ESTA, UTILIZADA NA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS E QUE TROUXE BASTANTE SUCESSO EVOLUTIVO PARA ESSE GRUPO DE PLANTAS. COMO MÉTODO UTILIZAMOS A TÉCNICA DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, SUA DINÂMICA É BASEADA EM CICLOS DE ENTREVISTA, COMPOSTA NESSE TRABALHO EM TRÊS MOMENTOS, PRIMEIRAMENTE POR ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, APÓS ESSAS ENTREVISTAS CADA UM TEM A OPORTUNIDADE DE REVER A SUA RESPOSTA E VER AS DOS OUTROS PARTICIPANTES PARA CASO QUISER MODIFICA-LA, E POR FIM UMA SÍNTESE FINAL REALIZADO POR TODOS. FORAM ENTREVISTADOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES, TENDO EM VISTA QUE PODEM SURGIR DIFERENTES PONTOS SOBRE A DEFINIÇÃO DESSA ESTRUTURA. DOS DADOS COLETADOS TEMOS COMO RESULTADO DA ANÁLISE INDIVIDUAL POR MEIO DO CHD, QUE ALGUMAS RESPOSTAS APRESENTARAM CONTEÚDO MUITO VAGO, OU SEJA, SEM BASE TEÓRICA, SOBRE A ESTRUTURA EM QUESTÃO, A FLOR. NO SEGUNDO MOMENTO NENHUM DOS ALUNOS OPTARAM POR MODIFICAR SUAS RESPOSTAS.  JÁ NA FASE COLETIVA (SÍNTESE), HOUVE UMA REORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS, APRESENTANDO-SE MAIS COMPLETA. ENTRETANTO, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO CHD COMO FERRAMENTA PARA COLETA DE DADOS POSSIBILITOU POR SEU CARÁTER DINÂMICO E INTERATIVO, A RECONSTRUÇÃO DO CONCEITO E A SUPERAÇÃO DE EQUÍVOCOS CONCEITUAIS QUE PODEM, COMPROMETER A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, CONTRIBUINDO TAMBÉM NO DIÁLOGO E ENFRENTAR DIFICULDADES QUE PODEM SURGIR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEITO DE FLOR, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, CONHECIMENTO PRÉVIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID1931_26092019143902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO HENRIQUE DE MOURA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO MOURA"
    "autor_email" => "caiohenrique.moura@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61262
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4303
    "inscrito_id" => 1931
    "titulo" => "O CONCEITO DE FLOR PELOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A DEFINIÇÃO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO CONCEITO DE FLOR, ESTRUTURA ESTA, UTILIZADA NA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS E QUE TROUXE BASTANTE SUCESSO EVOLUTIVO PARA ESSE GRUPO DE PLANTAS. COMO MÉTODO UTILIZAMOS A TÉCNICA DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, SUA DINÂMICA É BASEADA EM CICLOS DE ENTREVISTA, COMPOSTA NESSE TRABALHO EM TRÊS MOMENTOS, PRIMEIRAMENTE POR ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, APÓS ESSAS ENTREVISTAS CADA UM TEM A OPORTUNIDADE DE REVER A SUA RESPOSTA E VER AS DOS OUTROS PARTICIPANTES PARA CASO QUISER MODIFICA-LA, E POR FIM UMA SÍNTESE FINAL REALIZADO POR TODOS. FORAM ENTREVISTADOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES, TENDO EM VISTA QUE PODEM SURGIR DIFERENTES PONTOS SOBRE A DEFINIÇÃO DESSA ESTRUTURA. DOS DADOS COLETADOS TEMOS COMO RESULTADO DA ANÁLISE INDIVIDUAL POR MEIO DO CHD, QUE ALGUMAS RESPOSTAS APRESENTARAM CONTEÚDO MUITO VAGO, OU SEJA, SEM BASE TEÓRICA, SOBRE A ESTRUTURA EM QUESTÃO, A FLOR. NO SEGUNDO MOMENTO NENHUM DOS ALUNOS OPTARAM POR MODIFICAR SUAS RESPOSTAS.  JÁ NA FASE COLETIVA (SÍNTESE), HOUVE UMA REORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS, APRESENTANDO-SE MAIS COMPLETA. ENTRETANTO, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO CHD COMO FERRAMENTA PARA COLETA DE DADOS POSSIBILITOU POR SEU CARÁTER DINÂMICO E INTERATIVO, A RECONSTRUÇÃO DO CONCEITO E A SUPERAÇÃO DE EQUÍVOCOS CONCEITUAIS QUE PODEM, COMPROMETER A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, CONTRIBUINDO TAMBÉM NO DIÁLOGO E ENFRENTAR DIFICULDADES QUE PODEM SURGIR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEITO DE FLOR, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, CONHECIMENTO PRÉVIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID1931_26092019143902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO HENRIQUE DE MOURA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO MOURA"
    "autor_email" => "caiohenrique.moura@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A DEFINIÇÃO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO CONCEITO DE FLOR, ESTRUTURA ESTA, UTILIZADA NA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS E QUE TROUXE BASTANTE SUCESSO EVOLUTIVO PARA ESSE GRUPO DE PLANTAS. COMO MÉTODO UTILIZAMOS A TÉCNICA DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, SUA DINÂMICA É BASEADA EM CICLOS DE ENTREVISTA, COMPOSTA NESSE TRABALHO EM TRÊS MOMENTOS, PRIMEIRAMENTE POR ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, APÓS ESSAS ENTREVISTAS CADA UM TEM A OPORTUNIDADE DE REVER A SUA RESPOSTA E VER AS DOS OUTROS PARTICIPANTES PARA CASO QUISER MODIFICA-LA, E POR FIM UMA SÍNTESE FINAL REALIZADO POR TODOS. FORAM ENTREVISTADOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES, TENDO EM VISTA QUE PODEM SURGIR DIFERENTES PONTOS SOBRE A DEFINIÇÃO DESSA ESTRUTURA. DOS DADOS COLETADOS TEMOS COMO RESULTADO DA ANÁLISE INDIVIDUAL POR MEIO DO CHD, QUE ALGUMAS RESPOSTAS APRESENTARAM CONTEÚDO MUITO VAGO, OU SEJA, SEM BASE TEÓRICA, SOBRE A ESTRUTURA EM QUESTÃO, A FLOR. NO SEGUNDO MOMENTO NENHUM DOS ALUNOS OPTARAM POR MODIFICAR SUAS RESPOSTAS. JÁ NA FASE COLETIVA (SÍNTESE), HOUVE UMA REORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS, APRESENTANDO-SE MAIS COMPLETA. ENTRETANTO, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO CHD COMO FERRAMENTA PARA COLETA DE DADOS POSSIBILITOU POR SEU CARÁTER DINÂMICO E INTERATIVO, A RECONSTRUÇÃO DO CONCEITO E A SUPERAÇÃO DE EQUÍVOCOS CONCEITUAIS QUE PODEM, COMPROMETER A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, CONTRIBUINDO TAMBÉM NO DIÁLOGO E ENFRENTAR DIFICULDADES QUE PODEM SURGIR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.