Dentre as diversas ferramentas que auxiliam o professor na prática pedagógica da educação infantil a música é um importante aliado, estando de forma constante no cotidiano da educação infantil sendo usada diretamente na rotina educacional, tanto de creches como de pré-escolas em momentos distintos, como por exemplo, na hora do bom dia, do banho, do lanche, da escovação. Diante disso, este trabalho de cunho bibliográfico e documental, cujo objetivo consiste em refletir sobre como a música deve ser utilizada nas práticas de ensino na educação infantil, bem como investigar quais as possibilidades que se tem em desenvolver praticas pedagógicas utilizando a musica e a poesia no cotidiano, pautou-se em diversos referenciais e aportes teóricos como BEYER (2009), BRITO (2003), COSTA (2010) e TRAVASSOS (2012), para a compreensão do objeto de estudo do presente trabalho, bem como se buscou analisar os documentos oficiais que regem a educação infantil, como BRASIL (1998), BRASIL (2001), BRASIL (1996), que foram submetidos à leitura, interpretação.