TAVARES, Gerciene Micaelli Ferreira. Educação infantil, muito além do cuidar!. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60146>. Acesso em: 22/12/2024 22:56
NA ATUALIDADE A PRIMEIRA INFÂNCIA TEM SIDO RECONHECIDA PELA SUA IMPORTÂNCIA EM DIVERSOS ASPECTOS NA FORMAÇÃO DO INDIVIDUO, ESSE ESTUDO ABORDA O VIÉS EDUCACIONAL OFERTADO A ESSA FAIXA ETÁRIA, DENOMINADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. O PRESENTE TRABALHO REALIZA UMA REVISÃO DE LITERATURA TENDO COMO OBJETIVO LEGITIMAR A EDUCAÇÃO INFANTIL E EVIDENCIAR SUA IMPORTÂNCIA COMO PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR ESTUDO EXPLORATÓRIO DO TIPO REVISÃO DE LITERATURA ATRAVÉS DE MATERIAL JÁ ELABORADO COMPOSTO DE ARTIGOS E DOCUMENTOS. DESENVOLVIDO EM INSTITUIÇÕES NÃO DOMESTICAS AS VIVÊNCIAS OFERTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVERAM AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DE MUNDO DE MANEIRA PLENA. O TRABALHO NESSA ESFERA DE ENSINO DEVE SER ORGANIZADO DE MODO A CONTEMPLAR O DESENVOLVIMENTO EM GRUPO POREM RESPEITANDO A SUBJETIVIDADE INDIVIDUAL ATRAVÉS DA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE EDUCADORES E EDUCANDO. PARA QUE OS DOCUMENTOS TORNEM SE PRATICAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TODOS QUE COMPÕE A EQUIPE ESCOLAR DEVEM SER ENVOLVIDOS NA PROPOSTA CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE ALÉM DE FUNDAMENTAL FAZ CUMPRIR-SE A LEGISLAÇÃO. NA ATUALIDADE A EDUCAÇÃO INFANTIL É RECONHECIDA COMO DIREITO DA CRIANÇA INDO MUITO ALÉM DO ASSISTENCIALISMO DO SURGIMENTO, É UM AMBIENTE EM QUE CUIDADO E EDUCAÇÃO SÃO INDISSOLÚVEIS DEVENDO ACONTECER ATRAVÉS DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA.