ESTE TRABALHO PRETENDE CONSTRUIR UMA ANÁLISE DESCRITIVA DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR ENQUANTO PRÁTICA EDUCACIONAL DE CARÁTER FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTELECTUAL E PROFISSIONAL DO DISCENTE. PARA TANTO, O TEXTO SE DESENVOLVE A PARTIR DOS CONCEITOS ABORDADOS PELA PRAXIOLOGIA, ISTO É, O ESTUDO ANALÍTICO DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA, PARA COMPREENDER O PAPEL DA MONITORIA ENQUANTO PRÁTICA EDUCACIONAL, BEM COMO A ESTRUTURAÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER QUE PERMEIAM DISCENTES E DOCENTES, TENDO O AMBIENTE ACADÊMICO COMO O ESPAÇO SOCIAL NO QUAL ELAS SE CONSTROEM. RESULTA DESSA NARRATIVA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO QUE TANGE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE UNE A RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM UMA INTERAÇÃO SOCIAL MAIS ESTREITA ENTRE ESTUDANTES E EDUCADORES.