O PRESENTE ESCRITO POSSUI CARÁTER EXPLORATÓRIO E PROPÕE UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO TRABALHO INFANTIL E SOBRE COMO PROGRAMAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ERRADICAÇÃO A ESSE PROBLEMA VÊM SENDO TRABALHADOS NO MUNICÍPIO DE ARACOIABA, CEARÁ. ESTE TRABALHO, PORTANTO, CONSISTE EM UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS E AS CONSEQUÊNCIAS QUE O TRABALHO E A EXPLORAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES ACARRETAM EM SUAS VIDAS ESTUDANTIS. COMO METODOLOGIA FOI OPTADO POR UMA PESQUISA AÇÃO, UTILIZANDO COMO O MÉTODO A PESQUISA MISTA, OU SEJA, QUANTITATIVA E QUALITATIVA, SENDO A PRIMEIRA ETAPA COM QUESTIONÁRIO APLICADO COM 80 ALUNOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO AQUI REFERIDO E POSTERIORMENTE REALIZADO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. COM AS ANÁLISES PROFERIDAS POR MEIO DESTA PESQUISA, OBSERVA-SE QUE UMA DAS GRANDES VARIÁVEIS QUE IMPEDE O AVANÇO DA EDUCAÇÃO É JUSTAMENTE OUTRA ATIVIDADE EXERCIDA PELOS ALUNOS DE TRABALHO, SEJA ELE REMUNERADO OU NÃO. ATRAVÉS DESTES RESULTADOS FOI POSSÍVEL A ESCOLA PENSAR EM AÇÕES INTERVENTIVAS, ALÉM DISSO, EM 2018 FOI REESTRUTURADO E REORGANIZADO O FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS DE DIREITO. CONCLUI-SE QUE O ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO EDUCACIONAL E EM ÂMBITO MUNICIPAL, REQUER AÇÕES E RESPOSTAS IMEDIATAS; MAS, É NECESSÁRIO TAMBÉM, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, MUDAR A REALIDADE SOCIAL EM QUE VIVEM AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES.