ESTE ARTIGO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO VOLTADO PARA MENINAS DE 11 A 17 ANOS, FINANCIADO PELO CNPQ, QUE DESENVOLVEU ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS COM INTUITO DE EMPODERAR MULHERES PARA ENTRADA E PERMANÊNCIA EM CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM 500 MENINAS DE CINCO ESCOLAS DA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO, POR UMA EQUIPE DE BOLSISTAS, PROFESSORES DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS E DOCENTES DOS CURSOS DE FÍSICA DA UEPB/ARARUNA, COM FORMAÇÃO EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, FÍSICA EXPERIMENTAL E ASTRONOMIA. OS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PROPOSTA LEVARAM EM CONSIDERAÇÃO UMA ROBUSTA PRODUÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, ASSIM COMO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA, UTILIZANDO METODOLOGIAS QUE ALIARAM CIÊNCIA E ARTE, POR MEIO DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TEATRO CIENTÍFICO, PERMEANDO ATIVIDADES COMO RODAS DE CONVERSA, SESSÕES DE CINEMA, EXPERIMENTAÇÕES EM LABORATÓRIOS, ENCONTRO DE ASTRONOMIA, PRODUÇÕES DE CONTEÚDOS PARA REDES SOCIAIS, ENTRE OUTROS.