Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ESPAÇO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE SUJEITOS Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61076
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4374
    "inscrito_id" => 3566
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS"
    "resumo" => "O SEGUINTE ESCRITO APRESENTA OBSERVAÇÕES, RESULTADOS E REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO DECORRER DA MATÉRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). ESTAS EXPERIÊNCIAS SÃO ANALISADAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA PAUTADA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH), NOS LEVANDO A QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO SEU DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR. TENDO SIDO CONSTRUÍDO A PARTIR DE UM MÉTODO QUALITATIVO, POR MEIO DO ESTUDO DE CASO,  ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS MEDIANTE A OBSERVAÇÃO NO CAMPO ESCOLAR. TRAGO COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO OS SEGUINTES AUTORES: BENEVIDES (2003), CANDAU (2010), VENTURA (2007), DUARTE (2004), DIAS (2007), PADILHA (2008), CARVALHO (2004), FERNANDES E PALUDETO (2010). E ALÉM DISSO, SÃO APRESENTADOS EMBASAMENTOS TEÓRICOS DE ACORDO COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (PNEDH). SENDO ASSIM, É APRESENTADA NESTE TRABALHO, A DUALIDADE EXISTENTE NO ESPAÇO ESCOLAR EM RELAÇÃO A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH). DENTRE OS RESULTADOS, É EVIDENCIADA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO ENTRE OS SUJEITOS PRESENTES NA ESCOLA, E VISANDO A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS, APARECE COMO UMA NECESSIDADE O EXERCÍCIO DA AUTOCRÍTICA, PARA QUE POSSAMOS PRIMEIRO VER ONDE ESTÃO OS ERROS, PARA SOMENTE ASSIM, SEGUIR EM FRENTE VIABILIZANDO UMA MUDANÇA NESTE CENÁRIO, ONDE A IMPLEMENTAÇÃO DA EDH AINDA ACONTECE DE FORMA TÍMIDA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ESPAÇO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE SUJEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID3566_26092019160029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "carolsssantos96@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61076
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4374
    "inscrito_id" => 3566
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS"
    "resumo" => "O SEGUINTE ESCRITO APRESENTA OBSERVAÇÕES, RESULTADOS E REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO DECORRER DA MATÉRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). ESTAS EXPERIÊNCIAS SÃO ANALISADAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA PAUTADA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH), NOS LEVANDO A QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO SEU DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR. TENDO SIDO CONSTRUÍDO A PARTIR DE UM MÉTODO QUALITATIVO, POR MEIO DO ESTUDO DE CASO,  ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS MEDIANTE A OBSERVAÇÃO NO CAMPO ESCOLAR. TRAGO COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO OS SEGUINTES AUTORES: BENEVIDES (2003), CANDAU (2010), VENTURA (2007), DUARTE (2004), DIAS (2007), PADILHA (2008), CARVALHO (2004), FERNANDES E PALUDETO (2010). E ALÉM DISSO, SÃO APRESENTADOS EMBASAMENTOS TEÓRICOS DE ACORDO COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (PNEDH). SENDO ASSIM, É APRESENTADA NESTE TRABALHO, A DUALIDADE EXISTENTE NO ESPAÇO ESCOLAR EM RELAÇÃO A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH). DENTRE OS RESULTADOS, É EVIDENCIADA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO ENTRE OS SUJEITOS PRESENTES NA ESCOLA, E VISANDO A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS, APARECE COMO UMA NECESSIDADE O EXERCÍCIO DA AUTOCRÍTICA, PARA QUE POSSAMOS PRIMEIRO VER ONDE ESTÃO OS ERROS, PARA SOMENTE ASSIM, SEGUIR EM FRENTE VIABILIZANDO UMA MUDANÇA NESTE CENÁRIO, ONDE A IMPLEMENTAÇÃO DA EDH AINDA ACONTECE DE FORMA TÍMIDA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ESPAÇO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE SUJEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID3566_26092019160029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "carolsssantos96@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O SEGUINTE ESCRITO APRESENTA OBSERVAÇÕES, RESULTADOS E REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO DECORRER DA MATÉRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). ESTAS EXPERIÊNCIAS SÃO ANALISADAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA PAUTADA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH), NOS LEVANDO A QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO SEU DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR. TENDO SIDO CONSTRUÍDO A PARTIR DE UM MÉTODO QUALITATIVO, POR MEIO DO ESTUDO DE CASO, ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS MEDIANTE A OBSERVAÇÃO NO CAMPO ESCOLAR. TRAGO COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO OS SEGUINTES AUTORES: BENEVIDES (2003), CANDAU (2010), VENTURA (2007), DUARTE (2004), DIAS (2007), PADILHA (2008), CARVALHO (2004), FERNANDES E PALUDETO (2010). E ALÉM DISSO, SÃO APRESENTADOS EMBASAMENTOS TEÓRICOS DE ACORDO COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (PNEDH). SENDO ASSIM, É APRESENTADA NESTE TRABALHO, A DUALIDADE EXISTENTE NO ESPAÇO ESCOLAR EM RELAÇÃO A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH). DENTRE OS RESULTADOS, É EVIDENCIADA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO ENTRE OS SUJEITOS PRESENTES NA ESCOLA, E VISANDO A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS, APARECE COMO UMA NECESSIDADE O EXERCÍCIO DA AUTOCRÍTICA, PARA QUE POSSAMOS PRIMEIRO VER ONDE ESTÃO OS ERROS, PARA SOMENTE ASSIM, SEGUIR EM FRENTE VIABILIZANDO UMA MUDANÇA NESTE CENÁRIO, ONDE A IMPLEMENTAÇÃO DA EDH AINDA ACONTECE DE FORMA TÍMIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.