Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS CONCEITUAIS: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

Palavra-chaves: MAPAS CONCEITUAIS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, MAPAS MENTAIS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61023
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2466
    "inscrito_id" => 11325
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO"
    "resumo" => "OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO FERRAMENTAS UTILIZADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL PARA FACILITAR E AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR MEIO DOS MAPAS CONCEITUAIS, SÃO IDENTIFICADOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, QUE INCENTIVAM E FACILITAM A AQUISIÇÃO DE NOVAS INFORMAÇÕES ATRIBUINDO-A SIGNIFICADO, PROMOVENDO A COMPREENSÃO DE NOVOS CONCEITOS E A CAPACIDADE COGNITIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO BUSCOU VERIFICAR COMO A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS EM SALA DE AULA PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO COM ALUNOS DO TERCEIRO PERÍODO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO-CAMPUS MONTE CASTELO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA. A PARTIR DAS ANÁLISES REALIZADAS NOS TRABALHOS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS, OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS POR CATEGORIAS: MAPAS CONCEITUAIS, MAPAS MENTAIS E MAPAS INDEFINIDOS. UMA PARTE DOS ALUNOS CONSEGUIU CONSTRUIR MAPAS CONCEITUAIS CONFORME OS CRITÉRIOS DE NOVAK, ENQUANTO GRANDE PARTE DOS ALUNOS EMBORA NÃO TENHAM CONSTRUÍDO MAPAS CONCEITUAIS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS, APRESENTARAM EM SEUS TRABALHOS UM DOMÍNIO CONCEITUAL DO CONTEÚDO, REPRESENTADOS NA FORMA DE MAPA MENTAL. OS RESULTADOS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURAS E EVIDENCIA QUE OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO UMA FERRAMENTA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MAPAS CONCEITUAIS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, MAPAS MENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11325_19082019225817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TELMA DA SILVA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "ANA TELMA MIRANDA"
    "autor_email" => "ana.telma@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61023
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2466
    "inscrito_id" => 11325
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO"
    "resumo" => "OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO FERRAMENTAS UTILIZADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL PARA FACILITAR E AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR MEIO DOS MAPAS CONCEITUAIS, SÃO IDENTIFICADOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, QUE INCENTIVAM E FACILITAM A AQUISIÇÃO DE NOVAS INFORMAÇÕES ATRIBUINDO-A SIGNIFICADO, PROMOVENDO A COMPREENSÃO DE NOVOS CONCEITOS E A CAPACIDADE COGNITIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO BUSCOU VERIFICAR COMO A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS EM SALA DE AULA PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO COM ALUNOS DO TERCEIRO PERÍODO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO-CAMPUS MONTE CASTELO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA. A PARTIR DAS ANÁLISES REALIZADAS NOS TRABALHOS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS, OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS POR CATEGORIAS: MAPAS CONCEITUAIS, MAPAS MENTAIS E MAPAS INDEFINIDOS. UMA PARTE DOS ALUNOS CONSEGUIU CONSTRUIR MAPAS CONCEITUAIS CONFORME OS CRITÉRIOS DE NOVAK, ENQUANTO GRANDE PARTE DOS ALUNOS EMBORA NÃO TENHAM CONSTRUÍDO MAPAS CONCEITUAIS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS, APRESENTARAM EM SEUS TRABALHOS UM DOMÍNIO CONCEITUAL DO CONTEÚDO, REPRESENTADOS NA FORMA DE MAPA MENTAL. OS RESULTADOS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURAS E EVIDENCIA QUE OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO UMA FERRAMENTA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MAPAS CONCEITUAIS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, MAPAS MENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11325_19082019225817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TELMA DA SILVA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "ANA TELMA MIRANDA"
    "autor_email" => "ana.telma@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO FERRAMENTAS UTILIZADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL PARA FACILITAR E AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR MEIO DOS MAPAS CONCEITUAIS, SÃO IDENTIFICADOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, QUE INCENTIVAM E FACILITAM A AQUISIÇÃO DE NOVAS INFORMAÇÕES ATRIBUINDO-A SIGNIFICADO, PROMOVENDO A COMPREENSÃO DE NOVOS CONCEITOS E A CAPACIDADE COGNITIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO BUSCOU VERIFICAR COMO A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS EM SALA DE AULA PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO COM ALUNOS DO TERCEIRO PERÍODO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO-CAMPUS MONTE CASTELO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA. A PARTIR DAS ANÁLISES REALIZADAS NOS TRABALHOS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS, OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS POR CATEGORIAS: MAPAS CONCEITUAIS, MAPAS MENTAIS E MAPAS INDEFINIDOS. UMA PARTE DOS ALUNOS CONSEGUIU CONSTRUIR MAPAS CONCEITUAIS CONFORME OS CRITÉRIOS DE NOVAK, ENQUANTO GRANDE PARTE DOS ALUNOS EMBORA NÃO TENHAM CONSTRUÍDO MAPAS CONCEITUAIS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS, APRESENTARAM EM SEUS TRABALHOS UM DOMÍNIO CONCEITUAL DO CONTEÚDO, REPRESENTADOS NA FORMA DE MAPA MENTAL. OS RESULTADOS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURAS E EVIDENCIA QUE OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO UMA FERRAMENTA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.