AS NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EXIGEM QUE OS ATUAIS PROFESSORES SEJAM CADA VEZ MAIS PERSPICAZES E DESENVOLVAM COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. É PRECISO PENSAR O ENSINO COMO UMA FORMA CONSTRUTIVA DO CONHECIMENTO, PARA QUE, COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NESSE PROCESSO, ESTES POSSAM COMPREENDER E RELACIONAR OS CONTEÚDOS VISTOS EM SALA COM AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE AVALIAR AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS ACERCA DOS FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS QUE COMPÕEM A NATUREZA E A PARTIR DISSO, LEVANTAR DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MANEIRA A AUXILIAR OS DOCENTES A UMA VISÃO MAIS AMPLA E COMPLEXA A PARTIR DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CONCEITUAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA A ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. FORAM REALIZADAS TRÊS ETAPAS, NO QUAL A PRIMEIRA CONSISTIU NUMA AULA DE CAMPO, PARA FONTE DE COLETA DE DADOS, SEGUIDA DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E UMA AULA TEÓRICA RESPECTIVAMENTE. POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICO-CULTURAIS DOS ALUNOS, ALÉM DE CONSIDERAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA VALIOSA PARA PLANEJAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS DEMAIS AVALIAÇÕES, COMO A MEDIADORA. ESPERA-SE QUE MAIS DOCENTES COMPREENDAM O REAL SIGNIFICADO DA AVALIAÇÃO E QUE ESTA FAÇA PARTE DA ROTINA DESSE DOCENTE NÃO PARA MEIOS DE CLASSIFICAÇÃO, MAS COMO TOMADA DE DECISÃO E UM RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA.