LEITURA EM REDE: A EFICÁCIA DE ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO
LITERÁRIA EM VÁRIOS SUPORTES COMO ESTRATÉGIA DE
SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60936 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1006 "inscrito_id" => 7403 "titulo" => """ LEITURA EM REDE: A EFICÁCIA DE ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO\r\n LITERÁRIA EM VÁRIOS SUPORTES COMO ESTRATÉGIA DE\r\n SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL """ "resumo" => "ESTE PROJETO OBJETIVOU INVESTIGAR A EFICÁCIA DA INSERÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM DIVERSOS SUPORTES: O LIVRO FÍSICO E O LIVRO DIGITAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI CONSTITUÍDA POR FASES CONCOMITANTES INICIANDO POR UM DIAGNÓSTICO DAS PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS PARTICIPANTES E OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. APÓS ESSES LEVANTAMENTOS INICIAIS NOS VOLTAMOS PARA AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAL O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA? DE QUE FORMA ESSES ALUNOS SE APROPRIAM DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS PARA FINS EDUCATIVOS? QUE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ESSES ALUNOS DESENVOLVEM A PARTIR DO USO DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS? COMO A LITERATURA NO MEIO DIGITAL PODE FAVORECER E AMPLIAR OS NÍVEIS DE LEITURA DOS EDUCANDOS? APÓS ESSA ETAPA, PROCEDEMOS À ANÁLISE DOS DADOS E, ALIANDO-SE PESQUISA AO ENSINO. CRIOU-SE ENTÃO O CLUBE DE LEITURA OS ILUMINADOS DO IFMA/ARAIOSES ONDE EXECUTOU-SE ATIVIDADES DE LEITURA DE OBRAS EM FORMA DE LIVRO FÍSICO E NA VERSÃO E-BOOKS. POR FIM REALIZAMOS NOVA PESQUISA PARA MEDIR SE HOUVE AUMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA POR PARTE DOS PARTICIPANTES DO CLUBE E SE O MESMO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR A COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LIVRO DIGITAL, LIVRO FÍSICO, CLUBE DE LEITURA, CLUBE DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7403_07082019140010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO CÉSAR" "autor_email" => "juliobundchenn@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60936 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1006 "inscrito_id" => 7403 "titulo" => """ LEITURA EM REDE: A EFICÁCIA DE ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO\r\n LITERÁRIA EM VÁRIOS SUPORTES COMO ESTRATÉGIA DE\r\n SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL """ "resumo" => "ESTE PROJETO OBJETIVOU INVESTIGAR A EFICÁCIA DA INSERÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM DIVERSOS SUPORTES: O LIVRO FÍSICO E O LIVRO DIGITAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI CONSTITUÍDA POR FASES CONCOMITANTES INICIANDO POR UM DIAGNÓSTICO DAS PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS PARTICIPANTES E OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. APÓS ESSES LEVANTAMENTOS INICIAIS NOS VOLTAMOS PARA AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAL O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA? DE QUE FORMA ESSES ALUNOS SE APROPRIAM DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS PARA FINS EDUCATIVOS? QUE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ESSES ALUNOS DESENVOLVEM A PARTIR DO USO DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS? COMO A LITERATURA NO MEIO DIGITAL PODE FAVORECER E AMPLIAR OS NÍVEIS DE LEITURA DOS EDUCANDOS? APÓS ESSA ETAPA, PROCEDEMOS À ANÁLISE DOS DADOS E, ALIANDO-SE PESQUISA AO ENSINO. CRIOU-SE ENTÃO O CLUBE DE LEITURA OS ILUMINADOS DO IFMA/ARAIOSES ONDE EXECUTOU-SE ATIVIDADES DE LEITURA DE OBRAS EM FORMA DE LIVRO FÍSICO E NA VERSÃO E-BOOKS. POR FIM REALIZAMOS NOVA PESQUISA PARA MEDIR SE HOUVE AUMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA POR PARTE DOS PARTICIPANTES DO CLUBE E SE O MESMO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR A COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LIVRO DIGITAL, LIVRO FÍSICO, CLUBE DE LEITURA, CLUBE DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7403_07082019140010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO CÉSAR" "autor_email" => "juliobundchenn@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }