Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

POESIA NA SALA DE AULA: O JOGO LÚDICO-CRIATIVO COM PALAVRAS E IDEIAS

Palavra-chaves: POESIA, LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT-01: Poesia infantil, juvenil e ensino
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6090
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 566
    "titulo" => "POESIA NA SALA DE AULA:  O JOGO LÚDICO-CRIATIVO COM PALAVRAS E IDEIAS"
    "resumo" => "Este trabalho pretende investigar as contribuições do uso da poesia na sala de aula de língua materna como recurso pedagógico na formação do leitor competente, explorando suas inúmeras possibilidades de (re)significação, bem como a importância do professor como mediador nessa formação. Baseamo-nos na visão bakhtiniana (2011) de sujeito, na sua concepção de linguagem como interação social e na sua definição de gêneros textuais, bem como nos estudos de Pinheiro (2007), Barthes (2013), Pound (2006) e Morin (2005) sobre a importância da literatura, em especial, da poesia no desenvolvimento das relações humanas, como afirma Tavares (2009) sobre não ler poesia por obrigação: “Poesia está mais para lição de vida que para lição de casa” ou de classe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: Poesia infantil, juvenil e ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_14_12_31_idinscrito_566_cc196b31c703c73456fb40f2b940387e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA OLIVEIRA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "VERA LUCIA"
    "autor_email" => "verinhaolliveira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6090
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 566
    "titulo" => "POESIA NA SALA DE AULA:  O JOGO LÚDICO-CRIATIVO COM PALAVRAS E IDEIAS"
    "resumo" => "Este trabalho pretende investigar as contribuições do uso da poesia na sala de aula de língua materna como recurso pedagógico na formação do leitor competente, explorando suas inúmeras possibilidades de (re)significação, bem como a importância do professor como mediador nessa formação. Baseamo-nos na visão bakhtiniana (2011) de sujeito, na sua concepção de linguagem como interação social e na sua definição de gêneros textuais, bem como nos estudos de Pinheiro (2007), Barthes (2013), Pound (2006) e Morin (2005) sobre a importância da literatura, em especial, da poesia no desenvolvimento das relações humanas, como afirma Tavares (2009) sobre não ler poesia por obrigação: “Poesia está mais para lição de vida que para lição de casa” ou de classe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: Poesia infantil, juvenil e ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_14_12_31_idinscrito_566_cc196b31c703c73456fb40f2b940387e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA OLIVEIRA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "VERA LUCIA"
    "autor_email" => "verinhaolliveira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Este trabalho pretende investigar as contribuições do uso da poesia na sala de aula de língua materna como recurso pedagógico na formação do leitor competente, explorando suas inúmeras possibilidades de (re)significação, bem como a importância do professor como mediador nessa formação. Baseamo-nos na visão bakhtiniana (2011) de sujeito, na sua concepção de linguagem como interação social e na sua definição de gêneros textuais, bem como nos estudos de Pinheiro (2007), Barthes (2013), Pound (2006) e Morin (2005) sobre a importância da literatura, em especial, da poesia no desenvolvimento das relações humanas, como afirma Tavares (2009) sobre não ler poesia por obrigação: “Poesia está mais para lição de vida que para lição de casa” ou de classe.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.