ALMEIDA, Larissa Dias De et al.. A leitura do romance na sala de aula. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5809>. Acesso em: 24/11/2024 23:03
No processo de ensino-aprendizagem, a leitura de romances é significativa para estimular o deleite e compreender discussões socioculturais com os jovens leitores. Logo, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de leitura com o romance Os miseráveis, de Victor Hugo, desenvolvido no Centro de Aperfeiçoamento de Língua e Linguagem – CALL, em Natal-RN, com os alunos do ensino fundamental, cujos objetivos são despertar prazer literário, incentivar o gosto pela leitura e impulsionar o senso crítico social. Metodologicamente, os procedimentos utilizados na experiência perpassam pela leitura, análise literária e discussões sobre a obra. Para tanto, estamos fundamentados em Castro & Carvalho (2001) e Candido (2000) que discutem com particularidade a temática.