APESAR DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS POSSUIR ASSUNTOS INTERESSANTES, GERALMENTE, AS SALAS DE AULA NÃO OFERECEM UM AMBIENTE QUE FAVOREÇA A CONCENTRAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ESTUDANTES, ENTÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO METODOLOGIAS DE ENSINO QUE DESPERTEM UM APRENDIZADO INSTIGANTE NOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, AS ATIVIDADES LÚDICAS APARECEM COMO UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA, DIANTE DISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA É EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. PARA ISTO, A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA, POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E COM APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PROFESSORES QUE LECIONAM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DAS ESCOLAS MUNICIPAIS JESUS DE NAZARÉ E IRMÃ LEONILDE DAL PÓS, DO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ-RORAIMA. VERIFICOU-SE QUE OS DOCENTES, POR UNANIMIDADE, RECONHECEM A RELEVÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, PORÉM, MENCIONARAM A FALTA DE MATERIAL DISPONÍVEL NA ESCOLA COMO UMA DAS DIFICULDADES PARA O SEU USO CONSTANTE NAS AULAS DE CIÊNCIAS.