NOS DIAS ATUAIS, MUITOS SÃO OS ESTUDOS VOLTADOS PARA A MELHORIA DO ENSINO VISANDO FACILITAR O TRABALHO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA E O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS QUE POSSAM CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA TAXA DE VARIAÇÃO PARA O ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PARA BUSCAR ALTERNATIVAS DE ENSINO E FACILITAR O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO ESTUDO SE EMBASAM NAS CONSIDERAÇÕES DE BRITO (2013), DIAS (2016), RODRIGUES (2011), ENTRE OUTROS. ONDE SEUS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS FORAM DESENVOLVIDOS A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DE MOREIRA (2011), EM FUNÇÃO DA PESQUISA QUALITATIVA E DE OLIVEIRA (2008), NO QUE SE REFERE A PESQUISA EXPLORATÓRIA DE FORMA DESCRITIVA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM FUNÇÃO DE ARTIGOS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO. NA DEFINIÇÃO DO ESTUDO PODE SER CONSTATADO QUE A TAXA DE VARIAÇÃO PODE CONTRIBUIR DIRETAMENTE COM O ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, NÃO APENAS, POR PERTENCER A IMPORTANTE RAMO DA MATEMÁTICA, MAS TAMBÉM, POR ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A TODA ESTRUTURA DO CÁLCULO E PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE A AQUISIÇÃO DOS CONSTRUTOS BÁSICOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA POSSIBILITANDO UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.